fbpx

A História Fascinante da India Pale Ale (IPA): Mitos e Realidades

A História Fascinante da India Pale Ale (IPA): Mitos e Realidades
Voiced by Amazon Polly

A India Pale Ale (IPA) é um estilo de cerveja que conquistou uma base fiel de fãs conhecidos como “lúpulomaníacos”. Sua celebração tem uma data dedicada exclusivamente a ele, o International IPA Day. Criado nos Estados Unidos, em 2011, este dia é uma ode aos amantes do lúpulo, um ingrediente essencial que confere o amargor característico à cerveja IPA. O IPA Day é uma celebração móvel, marcada para a primeira quinta-feira de agosto. A comemoração também se espalhou pelo Brasil, como evidenciado por eventos festivos em várias cidades.

Mas como surgiu o estilo IPA e qual é a verdadeira história por trás desse amado estilo de cerveja? A narrativa é rica em detalhes intrigantes. Embora muitos tenham ouvido lendas sobre sua origem, há detalhes surpreendentes que nem todos conhecem.

A saga da IPA tem início no século XVIII, em uma época em que a Índia estava sob domínio britânico. Uma das histórias mais conhecidas afirma que, supostamente, a IPA foi criada para ajudar a cerveja a sobreviver à viagem até a Índia, sendo o lúpulo o ingrediente-chave e que com suas características bacterioestáticas mantinha a cerveja conservada para consumo mesmo após as longas jornadas da Inglaterra até a Índia. Outro elemento fundamental foi o teor alcoólico elevado, uma característica que permanece até hoje, com muitos guias de estilo considerando uma verdadeira IPA apenas aquela com teor alcoólico superior a 5%.

Entretanto, pesquisas recentes questionam algumas partes dessa história clássica. Livros como “O Guia Oxford da Cerveja: The Oxford Companion to Beer” de Garret Oliver, e pesquisas do jornalista Martyn Cornell revelam informações diferentes. Essas fontes apontam que os problemas de conservação da cerveja durante a viagem não eram tão significativos quanto se acreditava. Cervejas do estilo Pale Ale já chegavam bem à Índia antes da IPA. Além disso, é questionável se George Hogdson realmente inventou a IPA. Embora ele tenha sido um grande exportador, documentos mostram que cervejas Pale Ale mais lupuladas e alcoólicas já existiam, especialmente para a exportação. O estilo teria evoluído ao longo do tempo, com destaque para a produção de IPA em Burt-on-Trent.

A História da IPA: O que sabemos e o que não sabemos sobre o surgimento do estilo India Pale Ale?

Este é um conteúdo baseado no resumo executivo sobre a IPA do site Zythophile.co.uk

  • 1760: Cervejeiros recebem orientações para adicionar mais lúpulo à cerveja exportada para climas quentes, mas não há evidências específicas relacionando essa prática a um cervejeiro específico.
  • 1784: Pale Ale e Porter começam a ser exportadas para a Índia.
  • 1793: Pale Ale e Porter da cervejaria Hodgson de Bow são exportadas para a Índia.
  • Década de 1790: Não se sabe ao certo se os Hodgsons adicionavam mais lúpulo à sua Pale Ale enviada para a Índia, mas evidências indicam que provavelmente sim.
  • Início do século XIX: Pale Ale preparada para o mercado da Índia é fabricada por diferentes cervejeiros.
  • 1821: Uma taxa específica de lúpulo é estabelecida para cervejas destinadas às “viagens à Índia”.
  • 1822: Pale Ale especificamente preparada para o mercado indiano está disponível para venda em Londres.
  • 1843: A Pale Ale preparada para o mercado da Índia contém o dobro da quantidade usual de lúpulo.
  • 1869: A cervejaria Hodgson’s é creditada por muitos como a pioneira da IPA, mas evidências não confirmam totalmente essa afirmação.

Tudo que sabemos das evidências é que Hodgson foi um dos cervejeiros que exportou pale ale para a Índia e se tornou o mais famoso. Supõe-se que Hodgson conhecia a ideia de aumentar o lúpulo nas cervejas para exportar para climas mais quentes, como mencionado em livros sobre fabricação de cerveja da década de 1760. Contudo, não há evidências de que ele tenha descoberto isso. Com o tempo, a cerveja foi anunciada como “Pale Ale preparada para o clima do leste e oeste da Índia”, abreviada como “India Pale Ale”. Hodgson chamou sua cerveja de “East India Pale Ale” em 1835, indicando que era “preparada para o clima da Índia Oriental” e mais lupulada.

Em suma, quanto ao surgimento da IPA – sem provas de um inventor real, sem provas de uma invenção real!

Perguntas Frequentes sobre a História da IPA

  1. Quem é creditado pela criação da IPA?
    George Hogdson e sua cervejaria Hodgson’s são frequentemente associados ao desenvolvimento da IPA, mas a história é mais complexa.
  2. O lúpulo era o único fator importante na criação da IPA?
    Não, além do lúpulo, a busca por cervejas adequadas ao clima indiano e a concorrência entre cervejeiros também influenciaram o surgimento da IPA.
  3. A IPA foi a primeira cerveja a ser exportada para a Índia?
    Não, Pale Ale e Porter já eram exportadas para a Índia desde pelo menos 1784.
  4. Qual é a principal característica da IPA?
    Além do amargor do lúpulo, a IPA muitas vezes apresenta um teor alcoólico mais elevado, contribuindo para seu sabor único.
  5. Quando o termo “India Pale Ale” começou a ser utilizado?
    O termo “India Pale Ale” foi usado pela primeira vez em 1835, mas a prática de preparar cervejas para o mercado indiano existia antes disso.
  6. Quais as IPAs mais vendidas no mundo?
    As IPAs mais vendidas variam de região para região e suas variações, mas algumas das mais populares incluem a “Hazy IPA,” “West Coast IPA” e “Double IPA.”
    Segundo o ranking do Drizly (maior player de vendas por canal digital de bebidas alcoólicas nos EUA) as IPAs mais vendidas em 2020:

    1. Lagunitas IPA
    2. Founders All Day IPA
    3. Sierra Nevada Hazy Little Thing IPA
    4. Bell’s Two Hearted Ale IPA
    5. New Belgium Voodoo Ranger Imperial IPA
    6. Lawson’s Sip of Sunshine IPA
    7. Elysian Brewing Space Dust IPA
    8. Lord Hobo Boomsauce Double IPA
    9. Cigar City Brewing Jai Alai IPA
    10. Goose Island IPA
Foto de Nélio Castro bebendo cerveja no copo

Nélio Castro

Meu nome é Nélio Castro, sou um entusiasta e estudioso de cervejas.
No final de 2015 iniciei o canal Bebendo com Amigos no Youtube com análise e degustação de cervejas artesanais nacionais e importadas, com a intenção de estudar cada vez mais sobre cerveja e compartilhar na internet esse conhecimento. Clique na minha foto ou nome de perfil para conhecer o canal no YouTube!

Você também pode me encontrar no APP Untappd

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *