|
A emblemática Anchor Brewing de San Francisco fechou as torneiras.
Autoridades da Anchor Brewing Company anunciaram na quarta-feira que cessarão as operações e liquidarão o negócio – estabelecido em 1896 – citando fatores econômicos, incluindo a queda nas vendas desde 2016.
A empresa deu aos funcionários um aviso prévio de 60 dias “com a intenção de fornecer suporte e pacotes de transição de acordo com as práticas e políticas da empresa”, de acordo com o comunicado do porta-voz da empresa, San Singer.
“Essa foi uma decisão extremamente difícil que a Anchor tomou somente após meses de avaliação cuidadosa”, disse Singer no comunicado. “Reconhecemos a importância e significado histórico da Anchor para San Francisco e para a indústria de cervejarias artesanais, mas os impactos da pandemia, a inflação, especialmente em San Francisco, e um mercado altamente competitivo deixaram a empresa sem opção a não ser tomar essa triste decisão de encerrar as operações.”
A Anchor recentemente anunciou que limitará as vendas de suas cervejas para a Califórnia e que reduzirá a produção de sua Anchor Christmas Ale. O comunicado informa que a Anchor parou de produzir e continuará embalando e distribuindo a cerveja disponível até o final de julho. A Anchor Public Taps permanecerá aberta temporariamente, vendendo o estoque restante, incluindo uma pequena quantidade da Anchor Christmas Ale de 2023, que foi produzida antes da recente decisão da empresa de cancelar o lançamento nacional.
“A Anchor investiu grande paixão e recursos significativos na empresa”, disse Singer. “Infelizmente, as pressões econômicas atuais tornaram o negócio insustentável, e tivemos que tomar a decisão dolorosa de encerrar as operações.”
Singer disse que a empresa está negociando entrar com um pedido de falência de acordo com o Capítulo 7 ou 11 do código federal.
Vale destacar que em 2017, a Sapporo Holdings Limited, famosa produtora de cerveja japonesa, adquiriu a Anchor Brewing Company. O valor da aquisição foi de US$ 85 milhões. A transação foi realizada com a Anchor Brewers and Distillers, empresa controladora da Anchor Brewing Company.
Agora, aguardamos a posição da Sapporo em relação a essa nova reviravolta na história da Anchor Brewing! Vamos torcer!
Localizada no bairro de Potrero Hill, a empresa se descreve como a primeira cervejaria artesanal do país.
A História da Anchor Brewing
A história da Anchor é tudo, exceto linear. Desde sua fundação, a cervejaria passou por alterações de nome e proprietários, enfrentou terremotos, incêndios, a Proibição e até mesmo uma má reputação devido a cervejeiros inexperientes. Portanto, não se pode considerar a Steam Beer (sua cerveja principal) como uma bebida produzida da mesma maneira desde o início. Apesar de ter passado por várias transformações ao longo do tempo, a receita e o método de fabricação originais sempre foram uma referência para as diferentes diretorias e cervejeiros da Anchor. A cervejaria é, sem dúvida, um tesouro histórico, pois foram poucas as que conseguiram sobreviver aos 13 anos da Proibição (1920-1933).
A Anchor começou em 1871, quando um imigrante alemão chamado Gottlieb Brekle chegou a São Francisco durante a corrida do ouro na Califórnia. Ele comprou um antigo bar, que foi transformado em uma cervejaria. Vinte e cinco anos depois, em 1896, Ernst F. Baruth, outro cervejeiro alemão, comprou a cervejaria e mudou o nome para Anchor, nome que permanece até os dias de hoje. Naquela época, os imigrantes alemães estavam tentando reproduzir o tipo de cerveja que estavam acostumados a beber em sua terra natal: uma cerveja clara, dourada e refrescante (e continua sendo assim até hoje). No entanto, os ingredientes e as condições locais de produção tornaram esse processo desafiador. A maior dificuldade era lidar com as altas temperaturas da Califórnia, já que a levedura Lager trazida pelos alemães era especializada em fermentar em temperaturas pouco acima de 0 °C. A solução foi encontrar uma cepa de levedura Lager que pudesse resistir às temperaturas mais altas, resultando no estilo California Common, também conhecido como Steam Beer. O termo “steam” (vapor, em inglês) provavelmente se refere à liberação de gás carbônico do barril durante o serviço, uma vez que a cerveja era bastante carbonatada. No entanto, a característica principal desse estilo, além de ser leve e dourado como as preferências alemãs, é o sabor frutado sutil resultante da fermentação em temperaturas mais altas. Se pensarmos nisso, esse detalhe é praticamente uma identidade única do clima quente e agradável da Califórnia em uma receita originalmente alemã!
Após fabricar esse tipo de cerveja por algum tempo, a cervejaria foi afetada pelo grande incêndio de 1906 em São Francisco, resultante de um terremoto. Em 1920, ocorreu a Lei Seca, seguida por outro incêndio. No entanto, a Anchor resistiu. Nas décadas de 50 e 60, enfrentou a competição das cervejas American Lager (também conhecidas erroneamente como “Pilsen” no Brasil), que ainda hoje dominam o mercado global. Somente a partir da década de 70, após ser adquirida pelo magnata Fritz Maytag, a cervejaria e sua Steam Beer conseguiram competir no mercado, recebendo grande atenção nos anos 80. Apesar de já ser uma cervejaria tradicional nessa época, a Anchor era considerada uma microcervejaria devido à sua produção em menor escala em comparação às grandes empresas americanas. Mesmo assim, o sucesso da gestão de Fritz Maytag inspirou muitos cervejeiros da época, contribuindo para o surgimento do movimento de microcervejarias que resultou na revolução cervejeira nos Estados Unidos.
A Anchor está intimamente ligada às origens da história da cerveja nos Estados Unidos e também à energia moderna que impulsionou o surgimento de uma Nova Escola Americana. Atualmente, ela é uma cervejaria altamente reconhecida e respeitada por seu papel histórico crucial e nunca abriu mão da produção do estilo original da Califórnia, mesmo quando enfrentou forte concorrência das cervejas em massa. Além disso, eles ainda produzem uma receita totalmente baseada nos ingredientes e métodos de produção originais, proporcionando-nos a oportunidade de apreciar essa cerveja que é um verdadeiro ícone histórico e cultural: a Steam Beer. Além dessa marca, outras foram adicionadas durante a renovação da cervejaria nas décadas de 70 e 80, como a tradicional Liberty Ale e a Anchor Porter, mostrando que a Anchor não é uma cervejaria limitada a apenas uma cerveja.
Algumas Cervejas da Anchor Brewing
Anchor Steam Beer
Estilo: California Common
Esta é a cerveja mais tradicional da cervejaria, como já discutimos antes. Dourada, leve, refrescante e de baixo amargor e teor alcoólico, tem um leve frutado devido às altas temperaturas de fermentação, embora siga sendo uma Lager.
Anchor Liberty Ale
Estilo: American IPA
Produzida desde 1975, esta é uma das primeiras American IPAs a chegarem ao mercado americano, abrindo caminho para toda a popularidade deste estilo que perdura até hoje. Mas apesar de uma maior carga de lúpulo, é uma cerveja equilibrada, sendo por vezes chamada de American Pale Ale (uma versão mais leve de uma IPA). Um processo natural chamado “bunging” cria uma carbonatação suave, e a adição de lúpulo fresco à fermentação, revivida pela Anchor, cria seu aroma único.
Anchor Porter
Estilo: Porter
Também lançado na década de 70, este é outro estilo que já virou um clássico da cervejaria. Feita com malte torrado, a Anchor Porter é cremosa e traz notas de chocolate, café e caramelo, tudo isso com baixo amargor. Uma cerveja escura sensacional.
Adicionar comentário