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Por que você escolhe cerveja artesanal? Cada um tem suas razões. Talvez você seja apaixonado por lúpulos e nunca consiga ter o suficiente ou se contente apenas com Citra, Simcoe, Cascade e Centennial. Ou talvez você prefira cervejas que tenham o sabor clássico de cerveja e beba uma lager durante toda a semana.
A cerveja tem uma habilidade única de nos unir em momentos especiais, seja em comemorações de aniversários, jogos de futebol, um churrasco ou simplesmente durante um dia ensolarado na praia ou piscina.
E por que alguém escolheria não beber? Cada um tem suas próprias motivações, seja por escolha pessoal de sobriedade, busca por uma vida mais saudável, interesse na moderação, respeito as leis de trânsito, entre outras.
Então, por que beber cerveja artesanal sem álcool não poderia fazer o mesmo? Refrescar nossa sede depois de uma trilha, combinar perfeitamente com nossa pizza e celebrar momentos especiais com familiares e amigos?
Até recentemente, as opções de cervejas sem álcool de alta qualidade e de sabor incrível eram muito limitadas. Você poderia desfrutar de água com gás ou refrigerante, mas encontrar uma cerveja sem álcool com sabor artesanal e sem teor alcoólico era algo raro.
Mas isso está mudando.
Com certeza, marcas inovadoras de cervejas sem álcool artesanais têm criado seu próprio nicho no mercado nos últimos anos.
Aqui no Brasil acompanho esse crescimento desde a chegada de cervejas como a Heineken 0.0, Busweiser Zero, a Hoegaarden 0.0, a IPA Zero Álcool da Cervejaria Campinas, Waals Session Free, Paulaner Non-Alcoholic vs Erdinger Alkoholfrei, entre outras.
A RationAle foi fundada há apenas um ano e meio, no norte da Califórnia, com o objetivo de revolucionar a forma como a sociedade enxerga a bebida, tornando a cerveja sem álcool de alta qualidade acessível a todos.
Essa missão é algo muito pessoal para o fundador Jamie Fay, que tem uma motivação muito específica para fabricar cervejas sem álcool.
Quebrando as regras da Cerveja Sem Álcool
A RationAle veio com a proposta de quebrar as regras da sociedade sobre bebidas alcoólicas. Enquanto antes muitas marcas de bebidas sem álcool ou cervejas visavam consumidores curiosos sobre sobriedade interessados em levar uma vida mais saudável, a RationAle atrai o consumidor de cervejas artesanais e convencionais, oferecendo uma forma artesanal de beber com moderação.
“Não estamos seguindo o caminho tradicional de marketing para um consumidor específico”, diz Fay. “Estamos focando o marketing para o consumidor comum de cervejas artesanais”.
Quando se trata do consumidor principal de cervejas sem álcool, não há uma “solução mágica”. Em outras palavras, os bebedores de cervejas sem álcool escolhem essas opções por diversas razões, independentemente da idade ou gênero.
Fay usa a si mesmo como exemplo: “Ainda há momentos no ano em que bebo uma cerveja a mais e no dia seguinte sinto que devia ter sido mais racional nesse momento”, diz ele. “Mas essa é a realidade: os nossos hábitos estão mudando e você quer uma marca que seja acessível, permitida e tenha uma conexão emocional”.
Ele espera que a RationAle desempenhe um papel importante na construção de toda a categoria de cervejas sem álcool.
“O que eu quero e aspiro é que todas as novas marcas ajudem a construir essa categoria juntas”, diz Fay.
Qual é a lógica por trás da RationAle?
Fay sempre sentiu a presença da cerveja em sua vida, seja de maneira consciente ou não. Antes de fundar a RationAle, Fay passou 25 anos administrando com sucesso empresas de bens de consumo globais. No entanto, ele não se sentia realizado e não acreditava ter feito alguma diferença significativa na sociedade. Foi somente ao avaliar suas escolhas profissionais que ele começou a entender sua jornada.
Fay cresceu em uma família afetada pelo alcoolismo e acredita que isso definiu quem ele se tornou. Ele perseguiu uma vida longe do padrão de seu pai, que acabou perdendo tudo devido ao vício em álcool e faleceu vivendo de uma aposentadoria governamental. Fay carregou esse peso consigo por 25 anos, até que uma conversa com seus filhos Tyler e Carter lhe deu a ideia da RationAle. A empresa tem como objetivo tornar a cerveja sem álcool de alta qualidade e acessível a todos, com o intuito de mudar as regras sociais em torno do consumo de bebidas alcoólicas.
Tomando Decisões de Beber Racionalmente
Antes de o filho mais velho de Fay ingressar na Universidade do Alabama, Fay teve uma conversa com ele sobre como tomar decisões racionais sobre o consumo de álcool e com quem compartilhá-lo. Durante a conversa, a palavra “racional” surgiu repetidamente.
O filho mais novo de Fay brincou que seria um ótimo nome para uma cervejaria. Fay inicialmente riu, mas então percebeu que a ideia era realmente brilhante. Nesse momento, suas experiências com o alcoolismo e o desejo de fazer a diferença se uniram.
Fay, um apreciador de cervejas artesanais, lembra de momentos em que desfrutava de alguns IPAs com 6-7% ABV, antes de mudar para bebidas sem álcool. No entanto, ele sempre acompanhava sua cerveja com água, refrigerante ou outra bebida não alcoólica. Ao perceber que não consumia cerveja com álcool, Fay viu a oportunidade de criar uma cerveja artesanal de alta qualidade, sem álcool, que poderia fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
“Se eu pudesse criar uma cerveja artesanal sem álcool de alta qualidade, construir uma marca e conexão emocional ao redor dela, eu poderia atrair mais consumidores de cerveja artesanal para o segmento de cervejas sem álcool e, ao mesmo tempo, fazer uma diferença significativa”, afirma Fay.
Fazendo a diferença, uma lata de cada vez
Com a ideia clara em sua mente, Fay agiu rapidamente. Suas crianças ficaram animadas com a perspectiva e registraram a marca em questão de poucas horas. Fay sentiu que o universo estava lhe dando sinal verde para prosseguir.
Ele trabalhou arduamente para dar vida ao seu projeto, a RationAle, recrutando amigos para ajudá-lo com o design da embalagem, marketing e relações públicas. Fay conversou com quarenta cervejarias diferentes e mestres cervejeiros antes de encontrar a ideal para produzir sua cerveja. Em trinta dias, ele assinou um contrato com a cervejaria e, em noventa dias, lançou o produto no mercado.
A RationAle foi lançada com sucesso no Seaside Market, em Cardiff, CA, em setembro de 2021, e desde então, tem experimentado crescimento constante. A partir da primeira conta de varejo, sua popularidade não tem parado de crescer.
RationAle explode em apenas 18 meses
A RationAle, uma marca de cerveja, explodiu em popularidade em apenas 18 meses. O primeiro ano foi desorganizado e agitado com entregas feitas pessoalmente e parcerias com outras empresas de distribuição. A equipe incluía amigos, familiares e até mesmo os filhos do fundador Fay.
A sócia de Fay, Wendy Pickett, também ajudou na gestão da empresa e agora se juntará a Fay como co-diretora. Nos últimos 18 meses, a RationAle assinou contratos com seis novos distribuidores e atualmente é a terceira marca não alcoólica de crescimento mais rápido na Costa Oeste dos EUA, com um crescimento anual de 645%.
A cerveja sem álcool está vivendo seu momento de destaque
O segmento de cerveja sem álcool está crescendo rapidamente nos Estados Unidos. De acordo com Drizly, as vendas de cervejas sem álcool aumentaram 41% em outubro de 2022 e o número de opções de NA (non-alcoholic/sem álcool) no catálogo da empresa cresceu mais de 70%. Em comparação, na Europa a cerveja sem álcool representa de 10 a 15% das vendas totais de cerveja. No entanto, nos Estados Unidos, a cerveja sem álcool ainda é responsável por menos de 1% das vendas totais.
Alguns especialistas projetam que o setor de cerveja sem álcool pode representar de 3 a 5% das vendas totais de cerveja nos próximos cinco anos. Como resultado, cervejarias artesanais americanas estão criando suas próprias cervejas sem álcool e marcas totalmente sem álcool estão superando os limites do que é possível para cervejas sem álcool.
Como você fabrica uma cerveja artesanal sem álcool?
A RationAle implementa o que é chamado de destilação a vácuo para todas as suas cervejas. Essencialmente, eles estão preparando a cerveja até cerca de 4-6% ABV, o que significa que eles primeiro fazem uma versão alcoólica robusta e cheia de sabor.
“Nossa cerveja fermenta o tempo todo – todos os sabores, o corpo da cerveja e até os açúcares se convertem em álcool”, diz Fay.
Depois, a destilação a vácuo remove suavemente o álcool.
Uma vez totalmente preparada, a cerveja vai para uma unidade onde a pressão do vácuo cria fricção e vapor. Nesse momento, o vapor separa o álcool para outra câmara com o vapor reintroduzido na cerveja na forma de água. Mas como muitos desses sabores concentrados essenciais estão no álcool, a RationAle também reintroduz o álcool de volta na cerveja até 0,3% ou 0,4% ABV. E com suas IPAs, a RationAle vai um passo além, fazendo dry hopping após a desalcoolização para garantir que essas cervejas terminem com todos aqueles óleos essenciais e notas amargas.
E o resultado?
Cerveja sem álcool com gosto de cerveja… só que sem o ABV alto.
“Não estou focado em perder calorias”, diz Fay. “Estou focado em buscar a cerveja da mais alta qualidade que tenha um ótimo sabor, que tenha um corpo incrível e que corresponda às expectativas de uma IPA ou lager comum.”
É por isso que a Mexican Lager da RationAle é limpa e crispy (o que traduzimos como refrescante). Assim como uma cerveja normal.
Assim como as IPAs da RationAle que mantém suas características de pinho, dank ou cítricos. Exatamente como deveria ser uma Hazy ou West Coast IPA.
Honestamente, é uma virada de jogo.
Conhecendo melhor as cervejas da RationalAle
Citrus Hazy IPA
A cerveja RationAle Citrus Hazy IPA foi lançada em setembro de 2021 com a intenção de imitar a turbidez de alta qualidade de uma IPA tradicional. O fundador Fay concebeu a ideia enquanto admirava a qualidade de uma IPA na Modern Times.
Com sucesso, a Citrus Hazy IPA é uma bomba de suco sem álcool, com notas de toranja, tangerina, abacaxi, manga e lúpulo. Além disso, possui uma turbidez sólida sem o efeito alcoólico, com um corpo cheio e um pouco de característica malte.
Ao engolir e expirar, há a sensação de malte típica de uma Hazy IPA. Em resumo, uma excelente cerveja para iniciar a coleção da RationAle.
Mexican Lager
A RationAle Mexican Lager é uma cerveja sem álcool criada para ser uma alternativa refrescante e fácil de beber ao invés de cervejas alcoólicas como Pacifico ou Modelo. É limpa e refrescante, tornando-a perfeita para ser consumida após uma atividade ao ar livre ou com tacos.
A Mexican Lager se tornou rapidamente a cerveja sem álcool favorita de Fay devido ao seu sabor agradável e leve maltado. É descrita como quase sendo como “Pringles” da cerveja sem álcool, com um desafio para experimentar e beber apenas uma.
New England Hazy IPA
A New England Hazy IPA é a mais recente adição ao arsenal de cervejas da RationAle, lançada em maio de 2022. Com notas tropicais e um aroma tropical, ela tem um pequeno amargor de lúpulo e um final aveludado. A Citrus Hazy IPA é uma opção mais cítrica, enquanto a New England Hazy IPA é mais leve e brilhante quando se fala em lúpulo. Se você procura uma explosão cítrica, escolha a Citrus Hazy IPA, mas se procura uma Hazy mais avançada, escolha a New England Hazy IPA.
West Coast IPA
A West Coast IPA é a cerveja de que Fay se orgulha mais. Lançada em fevereiro de 2022, a cerveja foi desenvolvida com base no feedback da comunidade e levou cinco meses e cinco lotes diferentes para ser produzida. Fay descreve a West Coast IPA como tendo o nariz, a umidade e a estrutura de lúpulo de uma IPA da costa oeste. A cerveja sem álcool é equilibrada com notas de umidade, pinho, pequena quantidade de Citra e um final de lúpulo limpo. A West Coast IPA é considerada uma das melhores cervejas sem álcool disponíveis e é descrita como apaixonante, com a capacidade de se beber mais sem sobrecarregar o paladar.
Onde posso comprar o RationAle agora?
Infelizmente a RationalAle ainda não pode ser encontrada no Brasil. Atualmente ela só pode ser encontrada nos Estados Unidos.
A RationAle prioriza o crescimento na Costa Oeste, com distribuição em OR, CA, AZ, NV e CO. Eles esperam crescimento sem precedentes em 2023 com as novas distribuições. A cerveja pode ser encontrada em parceiros locais da Costa Oeste, incluindo Whole Foods e outras lojas. A RationAle também pode ser enviada para todo o país em dois a três dias. Até o final de janeiro, a campanha “Compre uma cerveja para seu amigo” oferece uma cerveja grátis ao comprar um pacote com 6 unidades. O objetivo da cervejaria é incentivar o consumo moderado de cervejas artesanais.
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