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Lagunitas inicia renovação de sua marca como estratégia para alavancar vendas

Lagunitas inicia renovação de sua marca como estratégia para alavancar vendas

Lagunitas inicia uma atualização total de sua marca renovando a embalagem de todo seu portfólio de produtos no Estados Unidos

A marca Lagunitas, pertencente ao portfólio global ‘craft’ da Heineken, está renovando sua marca como parte de uma estratégia para buscar um retorno de crescimento em vendas no mercado norte-americano.

Embora o mercado de cerveja artesanal nos EUA tenha terminado 2021 com alta de 8%, isso ainda não recuperou à dolorosa baixa de 2020, quando a indústria registrou seu primeiro ano de queda em décadas, apurada numa derrocada de 9%.

Lagunitas não faz parte deste número, que corresponde apenas as cervejarias artesanais independentes de acordo com o critério da Brewers Association, por ter sido comprada pela Heineken em 2017, mas parece alinhada com os desafios de um mercado que além de ter sofrido com a pandemia também não cresce mais na velocidade do inicio dos anos 2000.

Uma das medidas foi a de capitalizar em cima da marca mundialmente, aproveitando mercados onde ela tenha maior potencial de ganhar espaço, incluindo o Brasil onde chegou a pouco mais de dois anos e tem se expandido. Outra foi iniciar um processo de redesenho de sua estratégia nos EUA que está passando por diferentes pontos, chegando agora até a renovação de sua marca.

A atualização da marca anunciada recentemente é uma etapa mais recente dentro de um processo que começou em 2020 quando o novo CEO de Lagunitas assumiu e decidiu que eles precisavam dar um passo atrás, fazer análise longa e profunda do seu próprio negócio e do caminho que tinha a seguir e realizar algumas mudanças necessárias.

Com isso descontinuaram rótulos e embalagens que não tinham bom desempenho em vendas, além disso começaram exploram mercados complementares com produtos como o recém lançado Disorderly Teahouse, a marca de chá alcoólico de Lagunitas.

Anunciaram também uma profunda atualização de sua identidade visual baseada em premissas relativas a sua marca, trabalhando com a equipe da Heineken, e nos feedbacks obtidos com sua base de consumidores. A expectativa é empolgar os atuais fãs de Lagunitas e ganhar novos.

“Para chegar ao melhor novo design de embalagem, conversamos com consumidores e fãs de nossa marca a cada passo do caminho, incluindo a realização de grupos focais, entrevistas e pesquisas quantitativas.”  comentou em comunicado a imprensa, Paige Guzman, a diretora de marketing de Lagunitas.

Cachorrinho renovado para a marca de Lagunitas

Uma das opiniões obtidas com opiniões do público, foi a de que o cachorro, mascote estampado em boa parte dos produtos de Lagunitas, parecia triste ou cansado.

Sabendo que o cachorro é parte fundamental da identificação de sua marca e que ele estaria presente na nova fase, a decisão foi ajustá-lo para se tornasse mais feliz além de mostrá-lo predominantemente em todas as novas embalagens.

A maior difusão do mascote pelo portfólio de embalagens foi uma necessidade de coesão e reconhecimento da marca através da sua diversidade de produtos, uma forma para que fãs pudessem verificar a marca Lagunitas de forma fácil ao percebe-la numa gôndola ou compra online através do sistema de embalagens.

Avaliar e reavaliar embalagens é um trabalho necessário de forma quase constante dentro de mercado de cerveja, e com a profusão de novos rótulos do mercado de cerveja artesanal acabou por se tornar uma missão mais complexa.

Troca da identidade da Lagunitas ao longo da cadeia levará meses

O primeiro lote das novas embalagens de Lagunitas começará a chegar ao mercado dos EUA no início de outubro com o plano de trocar todas as unidades existentes até o final do ano. É quando a cervejaria também mudará toda a arte do seu site e o e também material de pontos de venda como cartazes e tap handles. Não há menção de se e quando a nova identidade visual chegará a outros países onde a marca está presente

Todos esses movimentos visam restaurar o crescimento da Lagunitas, uma marca distribuída em 48 países, mas que viu um declínio na produção de 1 milhão de barris em 2018 para 900.000 em 2021. Só o tempo dirá se esses movimentos valem a pena, mas Lagunitas pode estar mostrando a outros o caminho a seguir, olhando mais a frente.

“Estamos aproveitando os sucessos do passado, mas com os olhos muito abertos no crescimento para o futuro. E isso é construir mais produtos para mais consumidores aproveitarem e deixá-los saber que temos algo para todos.” comentou Guzman sobre as expectativas com o trabalho realizado.

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Catalisi

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