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O que difere a logística da distribuição e como ela pode beneficiar uma cervejaria

Nos últimos anos as cervejas artesanais ganharam corpo e relevância no setor, trazendo junto as dificuldades de um mercado ainda não tão maduro. Uma delas – ponto delicado para muitas marcas até hoje – envolve a logística de como fazer com que seu produto chegue fresco, em segurança e com custos competitivos aos pontos de venda.

Tal dificuldade se mostrou ainda mais visível nos últimos meses, quando a pandemia do coronavírus levou ao necessário fechamento de bares e restaurantes e reforçou a venda de cerveja e de chope artesanal por delivery, o que exigiu uma nova estratégia operacional.

Diante desse cenário e da necessidade de buscar novas soluções, surgiu uma questão: afinal, qual a diferença entre logística e distribuição de cerveja? “É a pergunta que mais ouvimos”, conta Luciano Demattio, fundador da Hoplog, a primeira empresa de logística especializada no atendimento ao mercado cervejeiro.

O termo logística tem origem grega e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. No mundo dos negócios, pode ser definida como um conjunto de métodos e meios adotados para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado.

Ao longo da história, segundo relata o fundador da Hoplog, o conceito foi amplamente aplicado e aprimorado em tempos de guerra, quando a gestão eficiente de qualquer recurso disponível é essencial – o que se aplicava para estoque, manutenção e distribuição de materiais como alimentos, remédios, armas, roupas e transporte.

Na prática do mercado, por sua vez, o processo de gestão de logística – feito internamente pelas empresas ou por parceiros – passa pela armazenagem, gestão de estoque, transporte de insumos e produtos que entram e saem, sempre visando a eficiência e a redução de custos.

Para cervejarias, então, há diferenças significativas entre contar com parceiros logísticos, com uma transportadora ou com uma distribuidora – e a opção por um modelo ou por outro muda completamente o dia a dia de uma cervejaria.

“Muitos confundem os dois conceitos. Embora até estejam interligados, eles possuem diferenças entre si. Uma distribuidora de bebidas nada mais é do que um comércio de vendas de bebidas do distribuidor para o consumidor final ou pontos de venda. Sendo assim, disponibiliza estoque apenas para a comercialização”, resume Luciano.

“A logística, no entanto, possui um foco mais específico: possibilitar que as cervejas cheguem rapidamente aos pontos de vendas, disponibilizando uma armazenagem adequada, com estratégias de otimização de custo e tempo”, acrescenta o fundador da Hoplog. “A logística visa o processo interno das cervejarias, como armazenagem, gestão de estoque, transporte de entrada e saída de cervejas, logística reversa e redução de custos, porém não trabalha com a parte comercial, deixando as vendas a cargo das cervejarias e distribuidoras.”

Agilidade
Com a proposta de oferecer serviços que tragam de fato ganhos operacionais, a Hoplog tem a premissa de realizar entregas aos PDVs com agilidade. Conta, para isto, com uma área de armazenagem de 90m2 localizada em uma região estratégica da capital paulista (na Lapa de Baixo, com acesso fácil às marginais Tietê e Pinheiros, principais corredores de escoamento de cargas da cidade), o que a permite manter estoques refrigerados ou secos.

Em sua proposta de trabalho, a Hoplog se compromete com a entrega de barris em até 24 horas e de latas e garrafas em até 48 horas, garantindo que os produtos cheguem frescos a seu destino. “Esse é o grande diferencial que fez com que dobrássemos o atendimento e as entregas aos PDV’s de nossos clientes”, aponta Luciano.

A gestão logística eficiente, aliás, foi providencial para os clientes da Hoplog em tempos de pandemia, período em que fluxos comerciais, mix de produtos, canais de venda e estratégias em PDVs precisaram ser radicalmente modificados.

“Durante a pandemia não paramos nenhum dia. Aumentamos os cuidados na armazenagem e entrega, seguindo todas as normas da OMS e nos adaptamos às novas realidades de cada cliente durante as paralisações dos comércios”, conta Luciano, que vê no parceiro logístico um elemento-chave da capacidade das cervejarias se manterem em um momento conturbado.

“Foi um período difícil, mas garantir o escoamento das cervejas até os pontos de vendas foi essencial para não prejudicar ainda mais os negócios”, complementa o fundador da empresa especializada em logística para o mercado cervejeiro.

Conheça melhor a Hoplog em seus perfis do Instagram e do Facebook.

 

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Guia da Cerveja

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