fbpx

16 lançamentos de cervejas artesanais brasileiras em setembro

16 lançamentos de cervejas artesanais brasileiras em setembro
16 lançamentos de cervejas artesanais brasileiras em setembro
Baltic Negroni da Avós utiliza a base da Baltic Porter e depois descansa em uma barrica de carvalho que continha Negroni

O mês de setembro reservou inúmeros lançamentos do mercado de artesanais. Enquanto a Dogfight trouxe o seu terceiro rótulo, a cervejaria Dádiva veio com um combo de novidades para todos os gostos. Já a Zev tem seu primeiro rótulo da série Z e a Avós o terceiro lote da série Baltic Negroni. Destaque ainda para novidades da Bodebrown, da Brewpoint e da Oca. Confira esses e outros lançamentos.

Avós
Foi lançado nesta semana, durante a Negroni Week, o terceiro lote da Baltic Negroni, produzida pela Avós, de São Paulo. A cerveja utiliza a base da Baltic Porter e, depois, descansa em uma barrica de carvalho norte-americano que anteriormente continha Negroni. Tem 8,5% de teor alcoólico e lote limitado –  foram produzidas apenas 200 garrafas que já estão disponíveis na Casa Avós e na loja online www.avosemcasa.com.br.

Bodebrown
A cervejaria curitibana Bodebrown apresentou três lançamentos. O primeiro é a Tripel Montfort Vlaamse, que foi envelhecida por 24 meses em barricas de carvalho. A Tripel Montfort original é uma clássica cerveja belga de abadia, mas, para a nova versão, foram adicionadas leveduras selvagens de Vlaamse, uma das designações da região de Flandres. O sabor intenso, ressaltado pela madeira, combina bem com a graduação alcoólica de 10%.

Já a Hair of The Bode Millésime 2018 é uma edição especial que passou por envelhecimento de três anos. A receita original é uma parceria com a cervejaria norte-americana Hair Of The Dog, da cidade de Portland (Oregon), especializada em vintage e strong Ales. Segue o estilo Barleywine, tem teor alcoólico de 11,7% e 50 IBUs. É uma produção bem maltada, com notas de uvas passas e dulçor típico de seu estilo. Traz ainda aromas de biscoito, frutas secas, ameixa, além de notas sutis de vinho do porto. Tem potencial de guarda para os próximos 20 anos.

E, por fim, a Grapes Stout leva mosto das uvas tannat, cabernet franc e petit verdot, fermentadas com a levedura cervejeira. Foi inspirada no vinho tinto Bodebrown Gran Reserva One Millésime 2017, produzido no Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul, que em breve será lançado. A fórmula base foi elaborada a partir da releitura do clássico estilo Dry-Stout irlandês, com um bled que traz 17% de mosto de uvas e 83% de cerveja. Tem 6,1% de álcool.

Brewpoint
Microcervejaria de Petrópolis, a Brewpoint lançou a sua Brewpoint Red Ale. A cerveja tem média carbonatação, baixo teor alcoólico e, no seu aroma, leve tostado dos maltes e toffee. Já no sabor destaca-se o amargor dos tradicionais lúpulos ingleses terrosos. A cervejaria é umas das associadas à Rota Cervejeira RJ.

Dádiva
A Cervejaria Dádiva está repleta de lançamentos no mês. Um é a linha Hoppy Breakfast, que traz duas Oatmeal Cream Double IPAs com 70% de aveia em suas receitas. Na #1, há aromas e sabores de frutas amarelas com toque de coco, baunilha e morango. Já a #2 é uma mescla de aromas e sabores de frutas cítricas, além de frutas brancas como uva e lichia. Todas as cervejas da linha apresentam 8,2% de teor alcoólico em latas de 473ml.

A outra linha lançada pela marca é a True. São quatro rótulos de Russian Imperial Stout feitos com carvalho norte-americano e diferentes adjuntos, todos com 10% de teor alcoólico e envasados em latas de 350ml. O primeiro deles explora a complexidade que diferentes tostas em cocos podem trazer; o segundo utiliza cacau do produtor Ivan Dantas, do Pará; o terceiro usa baunilha de origens distintas; e o quarto tem café da Fazenda Ambiental Fortaleza.

Além desses lançamentos, outra novidade é a Altbier, que fará parte da Classic Styles, linha de cervejas que já soma quatro variações de rótulos que trazem receitas tradicionais.

Dogfight
A cerveja Commandos é o terceiro rótulo da Dogfight Beer. Trata-se de uma American Double New England IPA no limite do estilo double, que reúne um grupo de elite dos lúpulos com double dry hopping (DDH). Tem 8,6% de teor alcoólico, 72IBUs e chega em lata de 473 ml e em barris descartáveis de 20 litros. O nome da nova cerveja é uma homenagem ao primeiro grupo de elite formado em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial, The Commandos.

Oca
A Oca ganhou um reforço no time de produção com a contratação de Lucas Domingues que, já no mês de setembro, vai gerar seus primeiros frutos: a Urucum, uma Catharina Sour com morango, maracujá, hibisco e urucum, e a Abaçaí, uma South American Sour Ale com maxixe e infusão de um Gin Amazônico, feito exclusivamente para a cerveja com pacová, puxuri, guaraná, velame, poejo e diversas outras especiarias. Lucas Domingues é reconhecido por trazer receitas únicas com ingredientes incomuns e tipicamente nacionais como, por exemplo, o mandacaru, o xique-xique, o cupulate e o pacová, entre outros.

Zev
A cervejaria Zev está lançando o primeiro rótulo da Série Z. É a Zev Wild Sour, uma bebida no estilo Wild Sour feita com carambola e manga. Envelhecida por um ano em barricas de carvalho e com Brettanomyces, ela tem 8,3% de teor alcoólico e está disponível em formato de chope e lata de 473ml. “Buscamos as melhores conexões e sabores sempre mantendo nossa identidade única. A ZEV é assim, espírito livre e desejo por fazer uma cerveja memorável”, comenta Mikail Ganizev, sócio da cervejaria.

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Guia da Cerveja

Foto de Nélio Castro bebendo cerveja no copo

Nélio Castro

Meu nome é Nélio Castro, sou um entusiasta e estudioso de cervejas.
No final de 2015 iniciei o canal Bebendo com Amigos no Youtube com análise e degustação de cervejas artesanais nacionais e importadas, com a intenção de estudar cada vez mais sobre cerveja e compartilhar na internet esse conhecimento. Clique na minha foto ou nome de perfil para conhecer o canal no YouTube!

Você também pode me encontrar no APP Untappd

Ver todos os posts