Ícone do site Bebendo Com Amigos

New Belgium, uma das maiores cervejarias artesanais dos EUA, é vendida para a gigante japonesa Kirin

New Belgium, uma das maiores cervejarias artesanais dos EUA, é vendida para a gigante japonesa Kirin
Icônica cervejaria artesanal americana New Belgium, uma das maiores do país, é vendida para a subsidiária da multinacional japonesa Kirin.

 

O ano de 2019 tem sido bastante ativo nos EUA em relação a fusões e aquisições de grandes cervejarias artesanais.

O novo capítulo dessa história acaba de ocorrer com o anúncio da aquisição da icônica cervejaria New Belgium, quarta maior do país entre as independentes (lista da qual ela deixa de fazer parte) segundo a Brewers Association, pela gigante japonesa Kirin, sexta maior cervejaria do mundo.

A New Belgium Brewing foi fundada em 1991 pela ex-assistente social Kim Jordan e seu então marido Jeff Lebesch. Como rótulo mais famoso da cervejaria está a histórica amber ale Fat Tire. Atualmente ela possui duas instalações de fabricação de cerveja em Fort Collins, Colorado e Asheville, Carolina do Norte, além de um local em Denver.

Fatores muito importantes da história da New Belgium são o seu forte investimento em sustentabilidade ambiental, com destaque para investimento em energia solar e a valorização da bicicleta como meio de transporte, e o fato dela ser 100% propriedade de seus funcionários que possuem cotas da cervejaria e receberão um valor financeiro na venda da empresa para a Kirin.

A multinacional japonesa Kirin, através de sua subsidiária Lion Little World, tem investido na aquisição de diversas cervejarias artesanais pelo mundo cujo a atividade atingia Oceania e Europa, e agora começa a chegar nos EUA.

Porém, a atividade da Kirin no mercado norte-americano não é uma novidade por completo. A empresa detém uma participação minoritária de 24,5% na cervejaria nova-iorquina Brooklyn Brewery, adquirida em 2016.

O que parece ser o fim do crescimento acelerado do mercado de cerveja artesanal nos Estados Unidos, que está se confirmando em 2019, se tornou um grande desafio para as cervejarias artesanais de grande porte.

Boa parte da expansão dessas marcas para um perfil nacional se deu sob a tutela das receitas oriundas de um crescimento de consumo acelerado.

Crescimento acelerado fornece receitas de forma veloz e em grande montante para cervejarias de maior porte e bem posicionadas, dando liberdade para expansões de escala através de variadas formas de financiamento.

Porém, a realidade é que a maturidade para o mercado chegou e de forma global ele cresce numa taxa de 5% atualmente sendo que para algumas cervejarias especificamente o mercado está se retraindo, como no caso da New Belgium e algumas outras cervejarias mais antigas que possuem menor apelo com o publico jovem.

A saída tem sido a busca por fusões, aquisições e modelos de negócio coletivos que combinem recursos financeiros, racionalização de operações e perspectivas de algum crescimento, como mostram os movimentos recentes de Samuel Adams, Dogfish Head, Sierra Nevada e agora também da New Belgium.

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Catalisi

Sair da versão mobile