Ícone do site Bebendo Com Amigos

AB InBev construirá 15 microcervejarias na maior rede de hotéis do sudeste asiático

AB InBev construirá 15 microcervejarias na maior rede de hotéis do sudeste asiático
AB InBev construirá 15 microcervejarias na maior rede de hotéis do sudeste asiático

A Ásia se tornou uma região fundamental para o crescimento da gigante AB InBev, onde ela acredita estar boa parte do faturamento que possibilitará a amortização da dívida de 100 bilhões de dólares adquirida pela multinacional devido a aquisição da SAB Miller em 2016.

Mais um movimento estratégico da companhia na região foi anunciado na última semana para divulgar um plano de parceria do conglomerado com a The Indian Hotels Company Limited (IHCL) – a maior empresa de hospitalidade da Índia – para abrir 15 cervejarias na cadeia de indiana de hotéis. As aberturas ocorrerão até 2024 e serão lideradas pela ZX Ventures, braço de inovação da AB InBev que tem atuado cada vez mais em projetos de curto de prazo.

A perspectiva de crescimento do mercado de cerveja asiático tem atraído não só a maior cervejaria do mundo como também outras companhias com expectativa de alcançar uma fatia deste público.

A AB Inbev possui 13,5% de market share na Asia, atrás apenas da China Resoucers Beer (que teve 40% de suas ações adquiridas pela Heineken em 2018). Outros players internacionais têm atuado intensamente na região como as espanholas Mahou San Miguel e o Grupo Damn e até das artesanais americanas Stone Brooklyn.

Em específico no mercado chinês a marca Budeweiser, um dos carros-chefes da multinacional tem se apresentado bem, dentro da estratégia internacional da empresa de destacá-la como uma cerveja de maior valor agregado do que é considerada dentro dos EUA, de forma que a marca já é mais consumida na China do que na América.

O movimento da AB InBev relacionado ao mercado indiano faz bastante sentido, dado que a companhia não se encontra nem entre as 10 primeiras produtoras de cerveja do sudeste asiático, segundo a publicação do site da CNBC.

Recentemente a multinacional teve êxito na realização de um IPO de sua unidade da Ásia-Pacífico em Hong Kong, que havia sido precedido por um fracasso na tentativa desta mesma operação em julho e a venda de sua unidade australiana (Carlton United Breweries) para o grupo japonês Asahi por 11,3 bilhões de dólares.

Ainda que o movimento de abertura de microcervejarias na rede de hotéis indianos não gere todos os bilhões em vendas necessários para que a empresa elimine sua dívida, ele demonstra que a companhia mantém ativa a pegada de construção de suas marcas numa escala internacional e enxerga a Ásia como parte fundamental disso.

Sair da versão mobile