Ícone do site Bebendo Com Amigos

Agua de Meninos lança rótulo que combina licuri e mel de cacau

Agua de Meninos lança rótulo que combina licuri e mel de cacau
Agua de Meninos lança rótulo que combina licuri e mel de cacau

No sábado passado, a cervejaria baiana Água de Meninos lançou Origem, primeiro rótulo da série Sertões, em evento realizado na Casa OLEC, Salvador. “Sertões é uma é uma serie de cervejas criadas com a proposta de utilizar ingredientes de pequenos produtores da Bahia e insumos vindos do sertão baiano”, disse Abdon Menezes, sócio da Água de Meninos. “Na Origem, utilizamos o licuri da COOPES, de Capim Grosso, e o mel de cacau da Sucuri em Plumas, pequeno produtor no sul do estado. É um conceito da Água de meninos usar insumos de pequenos produtores da Bahia”, completou Abdon.

Da esq. para dir.: Abdon Menezes, o cervejeiro Mário Baqueiro e Márcia Sentges

Outra especificidade da Série Sertões é a contribuição de um Chef de Cozinha nas receitas, sugerindo adjuntos. “Na Origem, quem assinou foi o Chef Fabricio Lemos, que é bem conceituado no Brasil. Ele é quem fez a indicação do mel de cacau e do licuri. A ideia é que outros profissionais possam dar sugestões de mais ingredientes do sertão para usarmos em nossas receitas”, disse Marcia Sentges, sócia da Água de Meninos. “O nome Origem, inclusive, faz dupla referência: por ser a primeira cerveja da série Sertões e por ser o nome do restaurante do Chef Fabrício aqui em Salvador”, revelou Márcia.

No evento, foi possível degustar a Sertões em garrafa e na torneira, além de experimentar harmonizações com pratos regionais. A cerveja apresentou aroma com notas bem presentes de caramelo, biscoito e licuri; corpo médio, pouco amarga (IBU 20) e com teor alcoólico moderado (ABV 6%); bem refrescante e traz retrogosto adocicado, características trazidas pelo mel de cacau. O estilo Specialty Beer, via de regra,  acena para o uso de adjuntos mais inusitados na fermentação, no caso da Origem, o licuri e o mel de cacau

Visual da Origem

A proprietária da casa Olec, Carolina Nonaka, enfatizou que a “casa está sempre aberta a estes eventos especiais. Além do lançamento de cervejas, já fomos anfitriões em um evento de jogo de o xadrez. Estamos preparando um concurso de cerveja artesanal, que lançaremos em breve.

Carolina Nonaka da Casa Olec.

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Lupulado

Sair da versão mobile