Aqui no All Beers eu já escrevi sobre muitos assuntos, mas será a primeira vez sobre Cerveja instantânea!
A cervejaria Pratinha, de Ribeirão Preto, promete sacudir o mercado com mais uma inovação: a primeira cerveja instantânea do mundo. O produto será lançado oficialmente nesta semana, no Mondial de La Bière, em São Paulo, entre os dias 30 de maio e 2 de junho.
Fato é, o All Beers estará lá para experimentar essa novidade!
Como assim, cerveja instantânea?
Trata-se de uma cerveja artesanal ultra concentrada e que fica pronta com a adição de um copo de água com gás. O resultado são 250ml de cerveja artesanal pronta para beber. O produto será comercializado em uma versão de bolso (pocket) que são sachês individuais, ideais para serem preparados em qualquer lugar. Testes com cápsulas também estão sendo feitos para o uso em equipamentos domésticos. A cerveja está em versão beta e ainda deve ganhar novidades.
A cerveja instantânea faz parte da linha Magic Booze, projeto start-up da Pratinha. Foram nove meses de pesquisas capitaneadas no Beer Hack Lab, espaço de inovação e experiências da cervejaria, e cerca de R$9 milhões investidos no projeto inteiro da cervejaria para chegar até aqui.
Para José Virgílio Braghetto Neto, sócio/diretor da Pratinha, o produto traz uma quebra de paradigmas no mercado e abre novas experiências para o consumidor. “Ficamos muito felizes quando alcançamos o resultado desejado com a Magic Booze e a expectativa é que outros estilos sejam desenvolvidos na sua versão instantânea em breve”.
Como a cerveja instantânea é feita?
A produção da cerveja é feita normalmente. Depois da receita pronta, o produto passa por um processo de congelamento a baixíssima temperatura e redução da pressão, o que faz com que a parte líquida passe pelo processo de sublimação. Na etapa seguinte, a cerveja ganha uma nova adição de maltes e lúpulos de perfis aromáticos. Alguns dos equipamentos estão sendo desenvolvidos e testados em um projeto de pesquisa dentro do Beer Hack Lab. A fórmula e o processo já foram patenteados. O registro no MAPA é de “bebida alcoólica mista”, já que a cerveja é desconstruída e depois reconstituída.
Economia na logística e armazenamento
Desde o século XV, o armazenamento de cervejas em barris é utilizado, mas com a Magic Booze, o volume pode ser drasticamente diminuído. Com uma proporção de 10:1, a bebida pode ser armazenada e transportada em embalagem Post Mix e Kegs. Uma novidade interessante é que qualquer máquina de refrigerante pode ser usada para servir, isso tende a reduzir drasticamente os custos com logística e infraestrutura que em geral é utilizada.
A fórmula base é de uma cerveja artesanal e não tem adição de nenhum ingrediente artificial. O produto continua sendo artesanal, vestido com alta tecnologia.
Pré-venda
Por enquanto, a Pratinha Instantânea será disponibilizada no e-commerce em modo de pré-venda. Os interessados poderão reservar e receber em casa a partir de 45 dias após a compra. Neste formato, estarão disponíveis a princípio o rótulo Pratipa e o estilo Weizen, por R$14,99.
Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /All Beers