É com muito orgulho que digo: sim, existe cerveja brasileira de qualidade feita fora do eixo Sul-Sudeste. Que orgulho ter uma cerveja dessa vinda do Nordeste!
Fora Do Eixo é uma colaborativa da região Nordeste para romper com o senso comum e brindar o novo. Fruto da parceria entre as cervejarias Mindubier, Raffe, Ekaut, 5 Elementos e Caatinga Rocks a Fora do Eixo é uma Brut IPA entupida de Mosaic, Citra e Ekuanot.
Uma IPA ultra aromática, mas extremamente seca como um bom espumante brut. Algo fora do senso comum, fora das convenções naturais, fora das regras padrão, fora da linha clássica, simplesmente, fora do eixo.
Se você enfiar o nariz no copo, poderá detectar notas de frutas cítricas, maracujá, cajá, carambola e manga. É pálida como palha, muito seco e dá a impressão de efervescência. É um brut, é claro, mas não da variedade que os amantes de champanhe procuram.
Conheça o Estilo
A cervejaria de San Francisco, Social Brewing, até onde sabemos, foi uma das primeiras (senão a primeira) a servir o estilo – que eles apelidaram de a Brut IPA – no ano passado; desde então, o estilo de cerveja tem surgido em várias cervejarias artesanais da Califórnia. Usando uma adição de uma enzima amilase, que as cervejarias empregam com mais frequência para aliviar o corpo de stouts pesadas e porters sem diminuir a porcentagem de álcool, Sturdavant (o Brewmaster) decidiu aplicá-la a uma cerveja mais acessível, feita com maltes extremamente leves e ocasionalmente, arroz em flocos ou milho.
“Eu tinha em mente: o que aconteceria se eu usasse essa enzima com uma cerveja mais leve, como uma IPA, para fazer uma basicamente uma bebida lupulada espumante sem doçura nela?”, Ele diz. “E eu estava pensando sobre isso por um ano ou mais antes que eu realmente apertasse o cronograma e conseguisse fazer uma.”
A Brut IPA, seca e leve, tem pouco ou nenhum amargor – a maior parte da lupulagem é feito pós-fervura apenas para dar um aroma adicional. É um estilo único que, em muitos aspectos, é uma resposta às clássicas bombas de lúpulo da West Coast IPA e às IPAs nebulosas e cheias de estilo de New England que atualmente proliferam nos cardápios de cerveja da cidade.
“Elas serão inevitavelmente muito refrescantes para beber e, provavelmente, fáceis de beber mais”, diz ele.
“Quando você bebe um Extra Brut IPA, você olha para baixo e seu copo já está meio desaparecido. São os refrescantes elementos de vinho espumante em forma de cerveja. É fácil beber e também, o equilíbrio é diferente porque é tudo sobre o lúpulo.”
“Muitas vezes, lançamentos especiais de cerveja como esse acabam mais como modismos passageiros do que estilos de cerveja com longevidade”, diz Dennis Mitchell, diretor de comunicação do BJCP.“ Eu vi algumas cervejarias tentando anunciar IPAs usando nomes diferentes ou alegando ser estilos diferentes, e muitas vezes essas cervejas ainda se enquadram dentro ou perto das diretrizes atuais para a IPA americana. Eu não estou dizendo que é o caso aqui, especialmente porque eu não experimentei nenhuma dessas cervejas, mas é apenas uma coisa notável que já vimos antes.”
Os cervejeiros parecem gostar, mas quando se trata de Brut IPA s sendo a próxima grande coisa para os consumidores, Sturdavant não tem certeza. “Acho que muitas pessoas estarão prontas para isso porque é algo novo e diferente do estilo da New England que as pessoas estão bebendo agora”, diz ele. “Eu não sei. O tempo vai dizer.”
Pode realmente ser uma moda passageira, mas anote aí: você vai ver muito lançamento de Brut IPA a partir de agora.
Aqui no Brasil, a MinduBier junto com as colaborativas Raffe, Ekaut, 5 Elementos e Caatinga Rocks e sua Fora do Eixo, é provavelmente a primeira cervejaria a entrar nessa nova onda.
Adicionar comentário