Assim que os pubs britânicos tiveram permissão para reabrir para o público e passaram a receber barris de cerveja de seus fornecedores, a Heineken passou a ser alvo de críticas de diversos comerciantes por estender a data de validade registrada em recipientes postos no mercado. Donos de pubs afirmaram ter recebido barris com data de vencimento em junho remarcada pela companhia – depois de um forte movimento nacional, durante a pandemia, de descarte de bebida perto da data de validade.
“Tenho clientes que passaram dias descartando 30 barris de cerveja e, quando receberam sua primeira entrega na semana passada, a data original de validade era anterior à dos que foram descartados”, afirma uma fonte envolvida na cadeia de fornecimento à revista The Grocer.
O fato chama mais atenção pois, no mês passado, com o prolongamento das restrições ao funcionamento dos pubs, a British Beer & Pub Association (associação que representa os pubs e cervejarias do Reino Unido) articulou uma grande campanha para flexibilizar as regras de descarte de bebida fora da data de validade, ajudando os pubs a se livrarem da cerveja vencida e pleitearem a devolução do imposto pago por ela. A diretriz diz que, excepcionalmente durante a pandemia de Covid-19, não é necessário o testemunho de um representante da cervejaria no momento do descarte. A iniciativa foi apoiada pelas grandes empresas do setor como AB Inbev, Coors, Carlsberg e a própria Heineken.
Em resposta, a Heineken ressaltou que a cervejaria garante a qualidade da cerveja que já estava disponível em seus estoques. “A cerveja em barril que temos em nosso estoque foi mantida em condições ótimas e foi analisada em comparação a amostras de referência para termos certeza de que ainda está em seu máximo de qualidade”, afirma um porta-voz da companhia. “Sabemos que nossas bebidas em barril são tão estáveis quanto as engarrafadas e enlatadas, que têm validade estipulada de mais de um ano. Estamos sendo bastante transparentes sobre a extensão da data de validade de nossos barris”.
Segundo a companhia, 95% dos barris costumam retornar vazios à fábrica para serem limpos e reabastecidos em, no máximo, 3 semanas – portanto a data de validade nunca foi alvo de muita discussão. “A data nos barris ajuda os revendedores em suas estratégia para girar o estoque, e isso funcionou por anos. Dadas as circunstâncias atuais, precisamos reavaliar”, afirma.
Quebra de confiança
O chefe executivo da Society of Independent Brewers (SIBA, entidade que representa as cervejarias independentes do país), nnão considera a remarcação da data uma medida apropriada para garantir a confiança dos consumidores no produto. “Se as cervejarias globais estão remarcando barris antigos com novas datas de vencimento, isso significa uma imensa quebra de confiança em relação aos donos de pubs aos consumidores”, afirma ele.
(Com Inside Beer e The Grocer)
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