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11 fornecedores avaliam o impacto da Covid-19 no setor cervejeiro

11 fornecedores avaliam o impacto da Covid-19 no setor cervejeiro

A paralisação dos serviços considerados não essenciais tem causado enorme impacto na economia nacional, o que se reflete no setor cervejeiro. Para compreender o impacto da crise do coronavírus, ouvimos fornecedores, que revelaram os efeitos sobre as suas empresas durante a quarentena.

A comercialização de cerveja não está proibida, mas como as atividades do varejo foram afetadas, houve enorme redução da demanda e, consequentemente da produção, Com isso, a busca pelos serviços dos fornecedores também foi afetada, em função da procura reduzida por parte dos seus clientes.

É praticamente unânime entre fornecedores a avaliação de redução brutal da produção. Foi o que apontaram as 11 empresas listadas abaixo, em depoimentos que retratam a realidade do setor. Confira:

304 Importação
Felipe Panelli – Diretor comercial
Em tempos de redução do consumo, circulação de pessoas e encerramento das atividades não essenciais, os clientes da 304 foram amplamente impactados. (…) O impacto, obviamente, chegou também à 304, reduzindo as receitas e logo exigiu negociações com fornecedores e parceiros e corte de custos. São tempos difíceis, mas mantivemos os investimentos e foco, porém com muita cautela.

Agrária
Rodrigo Pizzatto Lass – Coordenador de Marketing
A Agrária possui outros negócios além do fornecimento de insumos ao mercado cervejeiro e estes negócios foram pouco afetados pela pandemia da Covid-19. Porém, o mercado cervejeiro está sofrendo bastante e isto está nos impactando bastante, pois sentimos uma drástica diminuição do consumo por parte de nossos clientes.

Beer Business
Filipe Bortolini – Sócio
A crise do coronavírus nos impactou fortemente na realização dos cursos e consultorias presenciais. Com praticamente todos os nossos clientes parados ou operando de maneira reduzida, a maior parte das consultorias está em pausa até que se tenha um retorno das atividades. E, com o isolamento social, também não podemos realizar turmas presenciais de nossos cursos.

Brewtrainer
Mauricio Margaritelli – Engenheiro
Temos três segmentos de atuação no mercado cervejeiro que foram impactados. (…) No negócio da TG Franchising, paralisamos as negociações de novos franqueadores e suspendemos por ora os desenvolvimentos. (…)  No negócio do Brewtainer, estamos com as atividades reduzidas em 50%. Não chegou a paralisar, pois o mercado percebe que ter unidades de bares menores e com menos custo fixo e de operação é uma tendência também, e um negócio leve e flexível em tempos de crise é sempre bem-vindo. (…) Temos o negocio também da TG | Beer Station, que são unidades móveis de venda de chope que podem ser colocadas em diversos estabelecimentos de terceiros, como barbearias, mercados, condomínios. (…) Este negócio vai bem.

Cooperbreja
André de Polverel – Presidente
O impacto foi enorme, sobretudo porque a economia como um todo não vinha tão bem e havia uma expectativa de melhora com as reformas que estavam sendo discutidas no Congresso brasileiro.

Label Sonic
Bruno Lage – Sócio-diretor
Falar em queda das vendas é “chover no molhado”. (…) Estamos esperançosos que as empresas estejam conseguindo achar soluções para reativar a sua produção. No entanto, nossos insumos são cotados em dólar. E nossos custos dispararam com o dólar aumentando dia a dia! Estamos segurando preços e mantendo os empregos, pois nesta hora é o que toda empresa precisa fazer.

Mcpack
Marcelo Cozac – Diretor
O coronavírus gerou um impacto de redução de produtividade entre 20% e 30% na Mcpack. Todos os funcionários seguem trabalhando, sendo a maioria deles em home office, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades. O maior impacto é na limitação em realização de visitas a clientes. Alguns trabalhos que já estavam planejados para serem executados foram postergados e visitas comerciais reduzidas em praticamente 100%.

M&P
Michel Gervasoni e Patrícia Lopes, sócios
O impacto é considerável, pois nosso portfólio de facility services direcionados a eventos foi afetado diretamente, uma vez que aglomerações estão proibidas e sem data de retorno prevista.

Palenox
Camila Julien Reginato – Especialista em gestão de negócios
O momento exige dos gestores do mercado cervejeiro adaptação para ajudar a manter saudável toda a cadeia, prejudicada desde o início da pandemia. O isolamento, tanto físico quanto social, se tornou uma espécie de “novo normal” ao redor do planeta.  E essa nova realidade mudou a forma como vivenciamos a experiência com a cerveja artesanal. Nós da Palenox buscamos maneiras de manter a produtividade e de garantir que a dinâmica da equipe siga positiva.

Theodosio Rondon
Leandro Schimanski – Comercial
Com a chegada do coronavírus ao Brasil, nossa produção mensal baixou consideravelmente, pois nossa maior fonte de saída de cerveja, que é o bar, está fechado há dois meses, então acabamos ficando com mais de 6 mil litros de cerveja em estoque, e, com isso, tivemos de segurar todas as produções agendadas.

Zero Grau
Leandro Spaniol – Coordenador de marketing
A crise do coronavírus nos impactou fortemente na realização dos cursos e consultorias presenciais. Com praticamente todos os nossos clientes parados ou operando de maneira reduzida, a maior parte das consultorias está em pausa. E, com o isolamento social, também não podemos realizar turmas presenciais de nossos cursos.

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Guia da Cerveja

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