A nova pesquisa de bebidas alcoólicas da Euromonitor International apresentou um estudo sobre a crescente substituição do vinho pela cerveja premium no Brasil.
No mundo, o consumo histórico da cerveja premium e do vinho foi sempre muito similar. No Brasil, entretanto, a situação é bem diferente. A cerveja premium vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros e vem, aos poucos, substituindo o vinho. Os dados indicam que, para cada litro de vinho consumido em 2016 no país, quatro litros de cerveja premium foram consumidos. Em 2011, a proporção era de um litro de vinho para 2,7 litros de cerveja – um aumento de 49% em cinco anos.
O vinho ainda é visto como um produto não essencial na cesta de compra do brasileiro. Entre as bebidas alcóolicas, o vinho não é um dos produtos principais e com, a crise econômica, a população vem buscando uma alternativa com a mesma qualidade que possa ser consumida numa ocasião similar, porém com o custo mais acessível. Como comparação, enquanto o preço por litro de uma premium lager no varejo fica em torno de R$ 12 e o de uma cerveja escura premium não ultrapassa os R$ 23, o preço médio por litro de um vinho pode chegar aos R$32. A solução foi a cerveja de maior valor agregado.
Consumo do vinho vs. Cerveja premium | Volume total | em milhões de litros | ||||
Categories | Geographies | 2011 | 2016 | 2021* |
Beer – Premium Lager | World | 29.003,60 | 34.624,80 | 42.576,50 |
Wine | World | 27.999,70 | 28.154,60 | 31.343,20 |
Beer – Premium Lager | Brazil | 1.080,40 | 1.367,80 | 1.585,90 |
Wine | Brazil | 400,60 | 341,20 | 359,50 |
Fonte: Euromonitor International
*Projeção
O segmento de cervejas premium representava em 2007 cerca de 7% do volume total de cerveja no Brasil. Em 2016, essa proporção subiu para 11% – um cenário contrário ao que se espera de uma retração econômica. Uma explicação ao crescimento da cerveja premium deve-se ao fato que o brasileiro está mais aberto a experimentar novas marcas, tornando-se muito mais exigente. Esses consumidores buscam, cada vez mais, incluir as marcas premium em seus carrinhos de compra, mesmo que isso os obrigue a diminuir, em partes, a frequência de consumo do produto. Trata-se de uma tendência global de beber menos, mas beber melhor.
As projeções da Euromonitor indicam que as cervejas premium devem crescer 16% no Brasil até 2021, adicionando 1,6 bilhões de litros no mercado de alcóolicos – quatro vezes mais que o vinho adicionará à indústria no mesmo período.
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