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Após Skol perder posto de marca mais valiosa, Ambev anuncia que investirá R$ 2 bi

Após Skol perder posto de marca mais valiosa, Ambev anuncia que investirá R$ 2 bi

A Ambev vai reforçar sua aposta no mercado premium e puro malte. Durante encontro realizado nesta semana entre Bernardo Paiva, presidente da Cervejaria Ambev, e Paulo Guedes, ministro da Economia, a companhia informou que pretende investir mais de R$ 2 bilhões no mercado brasileiro em 2019.

“A Cervejaria Ambev anunciou que seus investimentos no Brasil devem ultrapassar a casa dos R$ 2 bilhões durante o ano de 2019. O investimento será na produção de cervejas premium e puro malte, e em inovações. O anúncio foi feito durante encontro realizado entre Bernardo Paiva, presidente da Cervejaria Ambev, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para conversar sobre os investimentos que a companhia vem fazendo no país”, informou a cervejaria em comunicado.

O anúncio parece reiterar o recente movimento da Ambev – sobretudo com a Skol e os lançamentos da Hops e da Puro Malte – de buscar a linha de frente do mercado premium. Mas a tentativa de alcançar esse novo segmento, ligado às artesanais e bastante preocupado com a qualidade da cerveja, tem duas percepções distintas.

Se, por um lado, o balanço do primeiro trimestre da Ambev apontou significativo aumento de lucro e de vendas, por outro o mercado financeiro tem olhado com certa desconfiança a essa tentativa de ingressar no segmento premium.

Tanto que, depois de seis anos, desbancada pelo Bradesco, a Skol deixou de ocupar a primeira colocação das marcas mais valiosas do país, segundo a nova edição do ranking BrandZ Brasil, divulgado nesta semana pela WPP, pela Kantar e pela revista Isto É Dinheiro.

Com US$ 7,253 bilhões de valor de marca, a Skol foi ultrapassada também pelo Itaú e caiu para a terceira colocação do ranking. Ainda assim, a Ambev colocou outras duas marcas entre as seis primeiras: Brahma, em quarto com US$ 3,781 bilhões, e Antarctica, em sexto com US$ 2,672 bilhões.

Vale destacar, porém, que enquanto Bradesco e Itaú tiveram variação positiva de 35% no valor de marca, a Skol apresentou queda de 12%, a Brahma de 16% e a Antarctica de 10%.

Entre as demais marcas de cerveja presentes no ranking das 60 melhores, também aparecem a Bohemia em 14º (US$ 1,3 bilhão e queda de 19%) e a Schincariol em 28º (US$ 604 milhões e queda de 3%), única não pertencente à Ambev.

“As marcas que são percebidas como inovadoras crescem sete vezes mais do que as que não são. Nesse caso, o importante não é ter muitos dados, mas saber usar os que já temos para gerar crescimento nas marcas”, avalia Eric Salama, CEO Global da Kantar.

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Guia da Cerveja

Nélio Castro

Meu nome é Nélio Castro, sou um entusiasta e estudioso de cervejas.
No final de 2015 iniciei o canal Bebendo com Amigos no Youtube com análise e degustação de cervejas artesanais nacionais e importadas, com a intenção de estudar cada vez mais sobre cerveja e compartilhar na internet esse conhecimento. Clique na minha foto ou nome de perfil para conhecer o canal no YouTube!

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