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China supera os Estados Unidos no consumo de Budweiser

China supera os Estados Unidos no consumo de Budweiser
China supera os Estados Unidos no consumo de Budweiser

Mais cara que as marcas chinesas e vista como uma cerveja importada, a Budweiser apresenta ganhos significativos no mercado de cervejas da China.

Neste primeiro semestre de 2018, as vendas da Budweiser na China superaram as dos Estados Unidos pela primeira vez. A tendência é que cenário continue nos próximos meses, apurou a Beverage Daily.

O movimento é reflexo de uma tendência global, no qual os consumidores tendem a preferir cervejas importadas ou artesanais.

O consumo de cerveja domésticas de grande escala tem caído globalmente em seus respectivos países de origem, afirma o Rabobank.

Segundo levantamento do Rabobank, o consumo de cervejas domésticas nos Estados Unidos caiu nas últimas duas décadas, enquanto na China, a demanda por cervejas norte-americanas tem crescido continuamente.

Fábrica da AB InBev na China

Estagnação nos Estados Unidos

Conforme reportou o Beverage Daily, o consumo de cerveja nos Estados Unidos está estagnado desde 2000.

Segundo análise do Rabobank, em 2017 foram consumidos 23,459 bilhões de litros, praticamente inalterado se comparado com 2000, quando o consumo foi de 23,5 bi de litros.

Nos Estados Unidos, consumidores têm migrado das marcas como Budweiser, Heineken e Coors para os rótulos da Corona, Modelo and Dos Equis. Parte deste comportamento nos Estados Unidos pode estar ligado à imigração, indica o banco.

O consumo de cerveja doméstica nos Estados Unidos representava 87,7% do consumo total de cervejas. Em 2017, esta participação caiu para 67,6%, segundo o Rabobank.

As cervejas artesanais e as importadas tiveram aumento na participação, saindo de 12,3% em 2000 para 32,4% em 2017.

Conforme afirmam o Rabobank e Beverage Daily, este padrão também é observado em outros países, como China, Brasil, México, Alemanha e todo o Reino Unido.

Budweiser comercializada na China (Fonte WSJ)

Investimentos no mercado chinês

AB InBev reportou participação de 18,6% no mercado chinês em 2016, neste cenário, a Budweiser era a quinta cerveja mais vendia na China, com 3,6% de participação no mercado.

No início de agosto, a Heineken investiu 3,1 bilhões de dólares na controladora da Snow, a China Resources Beer. Atualmente a cerveja Snow possui a maior fatia do mercado chinês, com 25% do mercado.

Outros investimentos acontecem na China. No final de 2017, a AB InBev inaugurou na cidade de Putian uma das maiores cervejarias do grupo, com capacidade para produção anual de 1,5 bilhão de litros de cerveja.

No mercado de cervejas premium, a ZX Ventures, pertencente ao grupo AB InBevapostou na criação de uma cervejaria para produção dos rótulos especiais do grupo. A cervejaria produzirá os rótulos da Goose Island, Boxing Cat e Kaiba.

Em dezembro de 2017, a maior cervejaria artesanal independente da China foi inaugurada. A Gweilo Beer está localizada em Hong Kong e teve investimento de US$ 5 milhões.

Cerveja Snow: Maior participação de mercado na China

Originalmente postado por /Malte Money

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