Cervejaria lança Gose com sal do Salar de Uyuni, além de cajá e caju
Expedição à Bolívia (foto, com garrafa da IPA da Perro Libre) inspirou a Gose (Foto: Divulgação)
Foi em uma expedição pela América do Sul que nasceu a nova cerveja da Perro Libre. A jornada passou passando por Uruguai, Argentina e Chile e foi até a Bolívia, onde fica o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo – bem a ver com o novo rótulo na linha da cervejaria, uma Gose, estilo que leva sal na receita.
Localizado no sudoeste da Bolívia, perto da Cordilheira dos Andes, o Salar de Uyuni é, além de o maior, o mais alto do planeta. Também é o único ponto brilhante que pode ser visto do espaço. Durante a expedição da Apollo 11, o deserto serviu de guia para os astronautas, lembram os cervejeiros da Perro Libre, que assim descreveram a experiência no blog da marca:
“O deserto possui cerca de 10 bilhões de toneladas de sal e, como qualquer deserto, quase não possui vida selvagem ou vegetação. Quase! Cactos gigantes e flamingos cor-de-rosa são comuns por lá, além de outras 80 espécies de aves.
Conforme a Perro Libre, o sal usado na receita é do Salar de Uyuni, e por isso esse tesouro salgado batiza o rótulo. Também foram usados cajá e caju, frutas brasileiras, “para compor a receita e trazer aquele gosto levemente ácido e refrescante das frutas”. Para ressaltar o frutado, utilizou-se o lúpulo El Dorado, tendo como base os maltes Pilsen e Trigo.
Com sutil acidez (3,7 pH), gosto de fruta e levemente salgada, a Salar Uyuni Gose tem 4,7% de teor alcóolico e amargor de apenas 5 IBUs. As vendas já começaram, e nos próximos dias as latinhas começam a ser entregues nos parceiros comerciais em 14 Estados
Texto por / Assessoria de Imprensa