São 6,3 mil cervejarias, que representam uma fatia de 23,4% em valor no varejo
Em expansão ano a ano, o segmento da cerveja artesanal no Estados Unidos chega à marca de 6,3 mil cervejarias. O conjunto representa 12,7% da indústria cervejeira americana e 23,4% de fatia de mercado considerando o valor no varejo, estimado em US$ 26 bilhões. Os números foram divulgados em 27 de março pela Brewers Association (BA), a entidade que congrega as cervejarias independentes nos EUA. São resultados preliminares de um levantamento sobre o ano de 2017.
Em 2017, as cervejarias artesanais produziram 25,4 milhões de barris, um crescimento de 5% em volume e 8% em valor. As microcervejarias e os brewpubs representaram 76% do crescimento do mercado das artesanais. Esse avanço ocorreu em um contexto em que o total do mercado cervejeiro encolheu 1% em volume em 2017.
Bart Watson, economista-chefe da Brewers Association, destacou:
“O crescimento do segmento da cerveja artesanal está se adaptando às novas realidades de um mercado maduro. Os apaixonados por cerveja tendem a apoiar as pequenas cervejarias artesanais locais e independentes. Ao mesmo tempo, como os canais de distribuição experimentam maior competição e desafios.”
Em 2017, o número de cervejarias nos EUA cresceu 165, chegando a 6.372, das quais 3.812 microcervejarias, 2.252 brewpubs, 202 cervejarias regionais e 106 não artesanais. As pequenas e independentes respondem por 98% das cervejarias em operação. Ao longo do ano, houve a abertura de 997 cervejarias e o fechamento de 165, um índice de 2,6%. As cervejarias artesanais oportunizaram mais que 135.000 vagas de trabalho, mais do que 6.000 a mais do que no ano anterior.
“Os apaixonados por cerveja querem apoiar empresas que se alinham com seus valores e estão tendo um impacto positivo em suas comunidades locais e na sociedade em geral”, acrescentou Watson. “É isso que cervejarias artesanais pequenas e independentes representam.
Para educar os “beer lovers” sobre quais cervejas são produzidas de forma independente, a Brewers Association lançou um selo em junho de 2017. Mais de 3.100 cervejarias se comprometeram a adotá-la. Em fevereiro de 2018, uma iniciativa semelhante ocorreu no Brasil, sob a liderança da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).
Texto originalmente postado por /Notícias – Beer Art – Portal da CERVEJA
Adicionar comentário