Ícone do site Bebendo Com Amigos

Brasil já tem mais de 600 cervejarias

Brasil já tem mais de 600 cervejarias

Levantamento do MAPA dimensiona o mercado no Brasil, o terceiro maior do mundo

O Brasil só perde para a China e os Estados Unidos em produção de cerveja. São 140 milhões de hectolitros (ou 14 bilhões de litros) anuais, e a tendência é crescente nos últimos 30 anos. A quantidade de cervejarias passa da marca de 600. Os números integram um levantamento divulgado em 28 de agosto no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O estudo contribui para dar mais precisão às informações sobre o mercado cervejeiro, que hoje dispõe de escassos estudos.

Enquanto o Brasil produz 140 milhões de hectolitros, a China 460 milhões, os EUA 221 milhões, a Alemanha 95 milhões e a Rússia 78 milhões. Atualmente estão registradas 610 cervejarias no Brasil. Nessa conta figuram apenas as registradas e com fábrica própria, portanto se forem acrescentadas as ciganas (legalmente constituídas com produção em terceiras) e as não registradas no MAPA (ilegais) a quantidade é bem maior.

Somente em 2017 foram concedidos 91 novos registros de estabelecimentos produtores de cerveja. Os autores que assinam o artigo, Eduardo Fernandes Marcusso e Carlos Vitor Muller, descrevem como “notável” o número de estabelecimentos registrados na última década.

As cervejarias encontram-se localizadas majoritariamente nas regiões Sul e Sudeste, que somam 83% de todos os estabelecimentos. Os estados da região Sul ultrapassaram recentemente os da região Sudeste no total de cervejarias. Para os autores, “isso evidencia a forte influência da imigração europeia na região que trouxe o hábito de consumir cerveja como um dos seus traços culturais, sobretudo os alemães”.

As regiões do Nordeste e Centro-Oeste apareceram nos últimos anos como cenário de novas cervejarias e apresentam um crescimento rápido, bem como a região Norte, porém com uma taxa menor. Quanto ao número de cervejarias por estado, São Paulo, ainda, lidera o ranking nacional com 122 cervejarias seguido de perto pelo Rio Grande do Sul com 119 cervejarias.

O patamar de 120 cervejarias de São Paulo e Rio Grande do Sul é bem acima dos demais. Em uma segunda escala estão Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro com uma média de 65 cervejarias. Depois, aparecem Goiás aparece com 20, e na faixa de 10 cervejarias estão Pernambuco, Espírito Santo e Mato Grosso.

Com relação a produtos ao todo as cervejarias brasileiras têm cerca de 7.540 (cervejas e chopes) registrados.

Os autores do artigo concluem: “O acentuado crescimento no número de novos estabelecimentos deve-se principalmente à aberturas de pequenas cervejarias, muitas vezes categorizadas como ‘microcervejarias’ ou ‘artesanais’ por seus proprietários e meios de comunicação, porém ainda não há classificação legal aplicável que diferencie este estabelecimento dito micro/artesanal das demais cervejarias, portanto atualmente o Mapa não é capaz de dimensionar o número de (micro)cervejarias artesanais no Brasil”.

Fonte: http://revistabeerart.com/news/cervejarias-brasil

Sair da versão mobile