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Off Trade, um caminho para as cervejarias artesanais na pandemia

Off Trade, um caminho para as cervejarias artesanais na pandemia

Maniacs aposta em mais presença nos pontos de venda, diferentes envases e merchandising

Maniacs, em crescimento nos últimos anos, mantém confiança mesmo sob cenário de pandemia, mas teve de mudar rota (Foto: Divulgação)

Maniacs, em crescimento nos últimos anos, mantém confiança mesmo sob cenário de pandemia, mas teve de mudar rota (Foto: Divulgação)

Neste ano as previsões da cervejaria paranaense Maniacs eram ousadas, com previsão de ampliar em 84% o crescimento do ano passado e dobrar o número de pontos de venda, para 2 mil. O mundo mudou, e com ele veio a aceleração de uma tendência já em ascensão no Brasil: a maior participação das cervejas artesanais no canal off trade (supermercados, hipermercados, conveniências etc).

A marca vem registrando crescimento – média de volume e faturamento – constante nos dois últimos anos, 35% de 2017 para 2018 e de 45% de 2018 para 2019, puxados principalmente pela maior penetração de mercado da Maniacs IPA em lata (que registrou crescimento de 130% das vendas em 2019) e dos produtos da Brooklyn, produzida e comercializada no Brasil pela Maniacs. Conforme a empresa, a Brooklyn Lager e a Brooklyn East IPA, também em latas, apresentam excelente aceitação no autosserviço.

Iron Mendes, CEO da Maniacs Brewing e da Brooklyn Brewery Brasil, comenta:

“Nosso volume no off trade já é bem expressivo, com 55% de participação em faturamento, principalmente pela boa aceitação de nossas cervejas em latas”

Esse indicador já é um indicativo da busca do consumidor por novas experiências sensoriais, a partir da ampliação da cultura cervejeira no país, fato que beneficiou o crescimento das duas marcas em supermercados e conveniências.

“Esse comportamento também foi observado no constante aumento do consumo de cervejas premium nestes canais, mostrando uma tendência do consumidor. Desde que a pandemia começou, já registramos um crescimento de vendas em 20% nas gôndolas dos principais players de varejo do Brasil. A tendência, no entanto, é que os supermercados adequem seus processos logísticos devido à mudança no perfil de compras, para então retomarem o crescimento. O setor precisa estar preparado para esse movimento”, destaca Mendes.

Nessa hora o que fazer? A alternativa da Maniacs é ampliar o diálogo com o consumidor por meio dos canais digitais da marca e intensificar as ferramentas de merchandising e promotoria nos PDVs em que está presente.

“É o momento de acelerar a capilaridade de PDV’s, investir em presença de gôndola e nas informações disponíveis ao consumidor. Vamos andar no ritmo acelerado das mudanças que o mercado está impondo para a maioria dos setores e o off trade é fundamental. Hoje somos mais fortes nas regiões sul e sudeste e estamos expandindo para as demais regiões do país”, acrescenta.

A cerveja artesanal no Brasil apresenta ascensão nos últimos anos. Em 2017 eram 670 cervejarias, 880 em 2018 e 1200 em 2019. O mercado praticamente dobrou em dois, três anos.

“Os consumidores já entendem sobre a categoria de cervejas artesanais e é gratificante ver consumidores discutindo sobre estilos como IPA por exemplo”, destaca Iron.

Nos Estados Unidos, o principal mercado de cervejas artesanais do mundo, em 2019 a categoria representou 13,6% em volume e 25,2% em valor do total de cervejas comercializadas, uma receita de U$ 29,3 bilhões (R$ 169 bi), de acordo com dados da Brewers Association. Por lá, o off trade representa em torno de 65% do total do mercado, movimentando U$ 19 bilhões (R$ 110 bi) e mais de dois bilhões de litros de cervejas artesanais.

“São dados que mostram a importância das cervejas artesanais para os supermercados. São produtos que agregam valor na categoria líquida das lojas e cada vez mais o consumidor vai procurar por cervejas artesanais no mercado perto de casa”, ressalta.

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Notícias – Beer Art – Portal da CERVEJA

Nélio Castro

Meu nome é Nélio Castro, sou um entusiasta e estudioso de cervejas.
No final de 2015 iniciei o canal Bebendo com Amigos no Youtube com análise e degustação de cervejas artesanais nacionais e importadas, com a intenção de estudar cada vez mais sobre cerveja e compartilhar na internet esse conhecimento. Clique na minha foto ou nome de perfil para conhecer o canal no YouTube!

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