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Entrevista com a cervejaria 5Elementos

Entrevista com a cervejaria 5Elementos


Na véspera de lançar dois rótulos no sudeste, fomos conversar com Wellington Alves, um dos sócios da cervejaria 5Elementos, que conversou com o All Beers sobre a cena de cerveja artesanal no Ceará, ascensão da cervejaria no mercado nacional, cervejas extremas e planos para 2019.

A cervejaria lança no dia 10 de janeiro uma colaborativa com a Dogma, a Dogmatic Element Batch #2, uma pastry stout de 12% de teor alcoólico, com adição de lactose, café, cacau e coco queimado.

Foto: Empório Alto dos Pinheiros


Já no dia 17, a DoppelBode será lançada, uma colaborativa da 5Elementos com a Luzterr, para exaltar a força da atual cena cearense (assunto tratado na entrevista logo abaixo).
Uma doppelbock extremamente maltada e caramelizada, mas sem deixar de lado a identidade local, com notas de melaço de caju.
As duas novidades chegam em chope e garrafa.

All Beers – A cervejaria surgiu em 2016, como foi esse início e como vocês chegaram no nome 5Elementos? Vocês chegaram a pensar em outro nome?
Wellington – o nome faz referência aos sócios da época (éramos 5) e também faz trocadilho com os 4 elementos essenciais da cerveja (água, malte, lúpulo e levedura) junto com o 5o elemento, que seria a cabeça do Cervejeiro. Essa foi a ideia central desde o início.

Foto dos sócios, da esquerda para direita:
Eduardo Lima, Wellington Alves, Ricardo Kiodi e Abaeté Neto


All Beers – Desde o início vocês já montaram a cervejaria ou foram produzindo de maneira cigana?
Wellington – Começamos com nossa própria cozinha desde o começo, porém fizemos algumas ciganas recentemente, com o aumento da demanda sobre nossos produtos.

Entrevistado: Wellington Alves


All Beers – Me fale um pouco sobre a estrutura da cervejaria e o taproom. Como está a distribuição atual da cervejaria?
Wellington – nossa cervejaria conta com uma cozinha de 250L, fazemos produções finais de até 1000L. Hoje estamos com capacidade produtiva de 12000L/mês. O nosso Taproom fica dentro da fábrica e possui 17 bicos de chope conectados a uma das nossas câmaras frias. Atualmente, estamos em mais de 200 pontos de venda parceiros pelo Brasil e fazemos toda a nossa distribuição por conta própria. Cerca de 60% do nosso volume produzido acaba escoando para outras regiões além daqui.


All Beers – Como está a cena cervejeira no Ceará? Existe uma cena local e vocês notaram alguma diferença de 2016 para 2018?
Wellington – a cena ampliou bastante o seu tamanho e reconhecemos que parte desse crescimento do consumo veio junto com o surgimento também da própria 5Elementos. De lá pra cá surgiram diversos bares especializados, assim como conseguimos entrar em cadeias de supermercados maiores também. Além disso, o interesse no setor gastronômico aumentou por aqui, com cada vez mais restaurantes dispondo de carta de cervejas artesanais. Finalmente, outras cervejarias apareceram aqui no Estado, devidamente registradas, sendo alguns brewpubs, fábricas e ciganos.

All Beers – Um “boom” de cervejas extremas está se formando no país nos últimos anos e a 5Elementos está no meio desse furação! Desde o começo vocês tinham essa ideia ou foi acontecendo aos poucos?
Wellington – sempre tivemos paixão por cervejas High Gravity e High Ends. Era natural que esse caminho surgisse, embora não tínhamos noção do sucesso que seria. Felizmente, o reconhecimento, as boas parcerias e sobretudo o bom trabalho fizeram com que esse caminho fosse de fato trilhado.

 

All Beers – Quantos rótulos comerciais já foram lançados pela cervejaria? Se você tivesse que escolher uma cerveja para representar a 5Elementos em um festival no exterior, qual seria?
Wellington –
hoje temos 54 rótulos já produzidos, dos quais a maioria sazonais. Contamos hoje com uma linha de 17 rótulos, abrangendo desde algumas cervejas de entrada em outra linha de produção nossa, até as nossas mais extremas. Em termos de festival, acho que a escolha da cerveja que levaria depende do foco. Se fosse um festival internacional abrangendo um público mais geral, levaria a nossa imperial Stout de linha, a Abyssal ou alguma variante dela. Se fosse um festival com foco na linha High End, levaria a Coffee & Pancake Brunch Stout, uma RIS com adição de café, lactose e xarope de maple.

Foto: All Beers
Coffee & Pancake Brunch Stout degustada durante o Slow Brew Brasil 2018
(um dos melhores rótulos do evento)


All Beers – Projetos e planos para 2019? Podem adiantar algo?
Wellington – para 2019 iremos iniciar o nosso projeto de ampliação, com aquisição de novos tanques fermentadores e aumento na produção. Daremos mais força também ao projeto de cervejas Barrel Aged, com pelo menos 1 lançamento por mês de cerveja envelhecida em barris de madeira. Além de, claro, aumentar nossa participação em festivais, cervejas colaborativas e concursos.

Originalmente postado por /All Beers
Fonte: Assessoria de Imprensa

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