Ícone do site Bebendo Com Amigos

Puro Malte ou Puro Marketing? Você sabe o que é Puro Malte? 🍺

Puro Malte ou Puro Marketing? Você sabe o que é Puro Malte? 🍺

 

Se inscreva no canal: https://goo.gl/lykfMm
Comente o que achou deste vídeo. Compartilhe este vídeo com seu amigo cervejeiro! Você sabe o que é Puro Malte? 🌾🍺

****************
Você sabe o que é Puro Malte? 🍺

#Mas o que é Malte?

Malte é todo cereal, todo grão, seja ele: cevada, centeio, trigo, milho ou qualquer outro que passou por um processo de malteação. Esse é um processo bem técnico e não vou detalhar aqui. Se tiver curiosidade clica aqui neste card para entender um pouco mais sobre ele.
Então, em tese, qualquer grão pode virar malte! Inclusive aquele que é crucificado no meio cervejeiro: o Milho! 🌽

# E o tal do Puro Malte?

A palavra “puro” tem o poder de santifica qualquer produto. Usar a nomenclatura “puro malte” nos rótulos para passar ao cliente a impressão de ele está diante de um produto de melhor qualidade é uma tática antiga e suja do mercado cervejeiro brasileiro. Na verdade, este termo está baseado meramente em uma questão legal de classificação de bebidas, determinada em 1997 e atualizada em 2009.
O decreto diz que só é uma cerveja puro malte “aquela que possuir cem por cento de malte de cevada”. Na prática, a nomenclatura “puro malte” não é um selo de qualidade. Ela significa apenas que cervejas que contenham esta informação no rótulo não possuem outros cereais na sua composição.

E aquela cerveja de trigo deliciosa que você provou? Então, no Brasil, ela não pode ser chamada de “puro malte” por força da lei, mesmo que contenha apenas cevada e trigo maltados. Em resumo ela é uma puro malte, mas não pela Legislação Brasileira!

# Então os Adjuntos ou Cereais não Maltados são vilões?

Atualmente, adjuntos são todos aqueles ingredientes que se coloca na cerveja, que não sejam, Malte, Lúpulo, Água ou Levedura.
E aí nós temos os cereais não maltados: Arroz, Milho, Centeio, Aveia, Cevada, entre outros. Também são adjuntos as frutas, legumes, condimentos e muito mais.

A legislação brasileira permite o uso de até 45% de adjuntos de origem não animal para substituir o malte nas cervejas.
Ahhh então é aí que entra o milho e o arroz!?
Sim! As cervejarias que produzem cerveja “de massa” usam os adjuntos como o milho e o arroz para conseguir uma cerveja mais leve e reduzir o custo de produção.
Na verdade, estas cervejas não levam milho e arroz de fato, mas sim um xarope de maltose obtido a partir destes cereais ou mesmo de outros vegetais como a mandioca, chamado de “high maltose syrup”.
Além disso essas cervejas de massa não respeitam processos como o tempo necessário de fermentação e maturação. Na maioria dos casos usam aceleradores para ter a cerveja pronta em menor tempo.
Aí é que esta o grande ponto. Adjuntos ou cereais não maltados não são vilões. Vilões são as grandes marcas que além de não respeitarem os processos, usam “high maltose syrup” como adjunto em sua cerveja!

# Então as Puro Malte são a salvação!?

Ser Puro Malte não é sinônimo de qualidade.
Como falado anteriormente, o uso de adjuntos ou cereais não maltados em uma cerveja não a torna uma cerveja ruim. Muitas das consideradas as melhores cervejas do mundo usam uma ou outra fonte de açúcar que não são o malte.

Agora se você é um bebedor de cervejas de massa e não quer por razões pessoais abrir mão de sua cerveja então que opte por uma Puro Malte Premium. Pelo menos assim você garante dar um passo para, quem sabe um dia, provar cervejas de qualidade superior.

Links extras
***********************************
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6871.htm

Siga nas Redes Sociais
***********************************
Instagram: http://goo.gl/zw7v6C
Facebook: https://goo.gl/48rVH3
Untapped: https://goo.gl/CZ7d9M

Parcerias e Contato
***********************************
📩 neliocastro@gmail.com

***********************************
“Beba menos, beba melhor. Cerveja é só para maiores.”

Sair da versão mobile