fbpx

Covid-19: crise pode fechar mais da metade das artesanais dos EUA

Covid-19: crise pode fechar mais da metade das artesanais dos EUA

Assim como no Brasil, as cervejarias independentes norte-americanas sofrem com a situação causada pela crise do coronavírus e a consequente redução da atividade econômica. Uma pesquisa da associação que representa as cervejarias independentes dos EUA, a Brewers Association (BA), divulgada no último dia 6 de abril revela o quanto a cenário pode ser sombrio para as independentes.

A pesquisa foi respondida por 455 membros da BA em 49 estados americanos, e revela que 46,6% dos responsáveis por cervejarias afirma que seus negócios somente sobreviverão por um período de um e três meses, caso a situação continue como está, enquanto 12,7% preveem que teriam apenas mais uma ou duas semanas de vida. Assim, quase 60% das cervejarias independentes norte-americanas podem estar fechadas em julho.

Outros 25% dos respondentes afirma que têm condições de sobreviver entre 3 e 6 meses, e outros 8,3% conseguiriam suportar entre seis meses e um ano. Apenas 5,1% dizem que conseguiriam superar um ano nessas condições.

Os Estados Unidos são atualmente o epicentro das contaminações com o CoronaVírus no mundo. O país contabiliza mais de 576 mil infectados e 23 mil mortes, concentradas principalmente no nordeste, na região de Nova York.

“Há a probabilidade de um grande número de fechamentos de cervejarias, caso não as medidas de distanciamento social não se encerrem – o que parece cada vez menos provável – ou com o rápido apoio do governo aos pequenos cervejeiros e setor de hospitalidade”, afirma o economista chefe da BA, Bart Watson.

Segundo Watson, o país tem hoje cerca de 8,150 cervejarias abertas. “Com 12,7% delas fechando, seriam 1.035 empresas fechadas, e com 46.4%, por volta de 3.785”, Afirma. Watson pondera, no entanto, que já havia uma estimativa de que entre 4% e 5% das cervejarias deveriam fechar suas portas em 2020. “Mesmo que certa porcentagem desses fechamentos sejam reflexos de negócios já estavam passando por apuros, mas a maioria acontecerá somente por conta desse evento”.

Empregos e vendas

A queda aguda nas vendas da categoria também traz como consequência um grande número de acordos e layoff (suspensão do contrato de trabalhos) e demissões em massa. Na tentativa de se manterem vivas, as cervejarias, que em conjunto afirmaram empregar um total de 13,4 mil pessoas antes da crise do Covid-19, revelam que precisaram dispensar trabalhadores: 65,7% delas tomaram alguma medida desse tipo.

A pesquisa explorou, também, as tendências de vendas. Na média, as cervejarias experimentam queda de 68% em suas vendas, enquanto que, se olharmos apenas as vendas no local ao consumidor final, a queda chega a mais de 70%. Alguns players, no entanto, observam aumento por conta da adoção de drive thru, o que Watson não enxerga como opção viável para qualquer cervejaria, já que 40% do volume vendido por pequenas cervejarias (3,6 milhões de barris) foram vendidas em bares, taprooms, brewpubs e restaurantes para o consumidor final. A venda de chopp em barril, com o fechamento de bares e restaurantes caiu, em média, 95%.

Ajuda

Quanto às soluções para se manterem abertas, as cervejarias têm, em sua maioria, recorrido a linhas de crédito oferecidas por Washington em caráter especial. Destacam-se os US$350 bilhões destinados a pequenas e médias empresas por meio de empréstimos com juros reduzidos e empréstimos com condições especiais para casos de calamidade.

  • 84.7% – Empréstimos “perdoáveis” do SBA (Small Business Administration)
  • 55.7% – Empréstimos emergenciais de até US$10 mil
  • 50.4% – Empréstimos para “desastres ou lesões econômicas” (EIDL)
  • 46.5% – Postergação de impostos sobre a folha de pagamento.
  • 26.4% – Renegociação de juros
  • 11.9% – Programa de isenção de impostos para empresas produtoras de álcool gel

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Guia da Cerveja

Nélio Castro

Meu nome é Nélio Castro, sou um entusiasta e estudioso de cervejas.
No final de 2015 iniciei o canal Bebendo com Amigos no Youtube com análise e degustação de cervejas artesanais nacionais e importadas, com a intenção de estudar cada vez mais sobre cerveja e compartilhar na internet esse conhecimento. Clique na minha foto ou nome de perfil para conhecer o canal no YouTube!

Você também pode me encontrar no APP Untappd

Ver todos os posts