No dia 19 de outubro, a Cervejaria Avós e a Synergy estreiam a produção comercial da Véia Lática, uma Sour Lager feita com adição de amoras e mirtilo
Fruto de uma experiência com leveduras Lager, queridinhas da Avós, a colaborativa foi concebida em parceria com a cigana Synergy – que vem se destacando com receitas tradicionais, extremas, cuidadosamente pensadas e executadas. Na data, estreia nas torneiras de vários bares da cidade (latas 473ml/R$xx) e com evento no EAP- Empório Alto dos Pinheiros, a Véia Lática, uma Sour Lager feita com adição de amora e mirtilo.
De visual rosa profundo, a Veia Lática entrega ao olfato citricidade e notas que remetem às frutas adicionadas. No aroma, a amora se mostra mais evidente, o mirtilo confere toque terroso, em perfeito equilíbrio com o cítrico proveniente do dry-hopping. Na boca, a cerveja de acidez média tem corpo aveludado, é refrescante, tem alta drinkability e apresenta teor alcoólico de 3.7%.
A versão piloto desta Sour Lager, feita no primeiro semestre deste ano, foi desenvolvida na cozinha piloto da Gård Cervejaria, de Fabio Geribello. Em meio à natureza do Horto Florestal, em Campos do Jordão, a nano cervejaria é voltada para a criação e produção de pequenas levas de cervejas especiais, com foco na qualidade e atenção aos detalhes em todas as etapas do processo.
Ilustra o rótulo de fundo preto e roxo, uma versão espacial das já emblemáticas caricaturas da cerveja Avós. A Véia Lática é uma senhora vestida com roupa de astronauta, com traços bem humorados e elementos que remetem à sua aventura nas galáxias, viagem que ela percorreu agarrada ao seu catavento (símbolo da cervejaria Synergy), impulsionada por quantidades generosas de amora e mirtilo.
Sobre Cerveja Avós:
A cerveja paulista Avós se apresentou ao mercado em março de 2016, com os dois primeiros rótulos de seu portfólio: uma India Pale Ale, batizada de Vó Maria, a Baixinha Porreta, ouro no World Beer Awards 2017, e uma Hoppy Lager que leva o nome de Vó Maria e o Seu Lado Zen – premiada com medalha ouro no concurso do Festival Brasileiro da Cerveja 2017. Alguns meses depois da estreia, a marca anunciou a chegada de mais uma receita, envasada em lata de alumínio, que funde as personalidades dos seus dois primeiros estilos: uma India Pale Lager, batizada de Vó Maria In Concert, ideia nascida do evento promovido pela cerveja Avós que harmonizou jazz e blues com suas cervejas.
A quarta avó que se juntou à família é a Vó Ana: A Matrona, uma Lager feita com trigo, adição de semente de coentro e camomila. Sua primeira sazonal foi uma colaborativa feita em parceria com a cervejaria mineira ZalaZ, uma India Black Lager, batizada de Vó Zazá. As receitas de DNA caseiro são feitas com o mesmo cuidado e alegria dos almoços familiares, proporcionam aos consumidores cervejas que unem frescor e drinkability a homenagens e histórias que remetem aos ancestrais de seu criador, o publicitário e cervejeiro Junior Bottura.
Feita no interior de São Paulo, a Avós é fruto da paixão de Junior pelas panelinhas e uma celebração ao vínculo que teve a sorte de cultivar com todos os suas avós e bisavós. Seus produtos contemplam o paladar de cervejeiros iniciantes e experientes, são companhias de respeito para brindar à vida. A boa aceitação das cervejas da Avós se firmou, Fabio Geribello (Gård Cervejaria) se tornou sócio da Avós e hoje a marca tem seu espaço, a Casa Avós, onde reúne seus produtos, cervejas e chopes para serem levados para casa em growlers ou crowlers.
Sobre Cervejaria Synergy:
A cervejaria Synergy, atualmente a segunda cervejaria do Brasil na avaliação do público pelo “rate” “untappd”, iniciou suas vendas em abril de 2.016, com a Snow Wit, uma belgian witbier com doses generosas de raspas de limão siciliano e coentro. Em julho do mesmo ano lançou sua union session ipa, uma ipa potente no aroma e sabor mas leve no teor alcoólico de 3,8%. Em janeiro de 2.017 lançou sua primeira cerveja extrema da linha “magnitude séries”, a rye wine, com menos de 600 garrafas numeradas e com 10,3% de álcool, 40% de malte centeios em sua composição e 6 meses de maturação em carvalho americano gosta média.
Em fevereiro de 2.017 introduziu no mercado a Hop it Up, uma NE IPA com 26,5g de Lúpulo por litro (confere aqui a nossa degustação). Seguindo em seu trabalho de surpreender os integrantes da crescente família synergy, em agosto deste ano foi lançada a Xpresso peanut oatmeal coffee stout, uma stout com adição de amendoim e cafe especial de Carmo de minas. Cerveja é sinergia e a Véia surgiu para mostrar a vocês consumidores a verdadeira sinergia entre amizade e amor pela cerveja!
Serviço lançamento Véia Lática- 19 de outubro a partir das 19h30
Empório Alto dos Pinheiros – EAP
Rua Vupubassu, 305
Telefone: 3031-4328
Fonte: Blog Homem Cerveja
Adicionar comentário