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Cerveja Artesanal, especial e industrial

Cerveja Artesanal, especial e industrial

Hábitos alimentares tendem a ser estáveis ao longo do tempo. O ser humano é um ser de hábitos. Logo, há uma tendência natural em fazer sempre a mesma coisa, fazer as mesmas escolhas e grande parte das vezes de forma automática. No entanto, os hábitos alimentares podem evoluir, como atualmente a categoria de cervejas artesanais. Uma mudança de hábitos envolve uma mudança de percepção em relação a um produto.

O que é Cerveja Artesanal?

Tentar definir cerveja artesanal é uma tarefa difícil. Se formos ao pé da letra o termo “artesanal” significa: relativo a artesanato, feito a mão, rústico. Então, dessa forma, só a cerveja feita em casa, na panela, poderiam ser denominada cerveja artesanal?
Esse é um ponto aonde várias pessoas que estão fora do movimento Craft Beers / Cervejas Artesanais criam discussões.

Na legislação brasileira não existe nada que defina o que é uma Cerveja Artesanal. No entanto, todo o movimento de Cervejas Artesanais no Brasil é herdado do movimento vindo dos Estados Unidos. Lá a organização matriz, a Brewers Association, um grupo comercial sem fins lucrativos que protege e promove pequenas e independentes cervejarias dos EUA, define uma cervejaria artesanal americana da seguinte forma:

Pequena

Produção anual de 6 milhões de barris de cerveja ou menos (aproximadamente 3% das vendas anuais nos EUA). (+/- 15 milhões de litros/mês)

Independente

Menos de 25% da cervejaria artesanal é de propriedade ou controlada (ou interesse econômico equivalente) por um membro da indústria de bebidas alcoólicas que não é em si uma cervejaria artesanal.

Tradicional

Uma cervejaria que tem a maior parte do seu volume total de bebida alcoólica em cervejas cujo sabor deriva de ingredientes de fermentação tradicionais ou inovadoras.

Características de um Cervejeiro Artesanal:

  • Cervejeiros artesanais são pequenos fabricantes de cerveja – muito pequenos.
  • A marca registrada da cerveja artesanal e das cervejarias artesanais é a inovação. Fabricantes de cerveja artesanal interpretam estilos históricos de cerveja com toques únicos e desenvolvem novos estilos que não têm precedentes.
  • A Associação de Cervejeiros Americana atualmente reconhece mais de 150 estilos de cerveja. Muitas das cervejarias artesanais atuais também se distanciam dos estilos para criar algo totalmente novo. É isso que faz com que as cervejas artesanais sejam tão interessantes.
  • Cervejarias artesanais tendem a ser muito envolvidas em suas comunidades através de filantropia, doações de cerveja, voluntariado e patrocínios.

O conceito de cerveja artesanal é um movimento ideológico de consumo de cervejas, preferencialmente locais, produzidas em pequena escala de forma artesanal ou em pequenas industrias.

Por exigência do MAPA ( ), para ser comercializada, essa produção deve ser feita seguindo processos e procedimentos em espaços que mais se assemelham a pequenas industrias. Em alguns casos os cervejeiros caseiros buscam fazer essa produção em industrias de médio porte. Essa forma de produção é chamada de Produção Cigana.

No caso das chamadas artesanais, essas industrias são em sua maioria pequenos parques industriais se comparados as estruturas das cervejas de massa.

Os consumidores artesanais não bebem o produto por seus atributos funcionais, eles o consomem pelo que ele significa e, como conseqüência, constroem uma identidade, percebida como mais autêntica e única, em comparação com o consumo de cerveja industrial.

Cervejas Especiais e Artesanais

Microcervejarias e importadoras estão ocupando um importante espaço no mercado nacional. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), as chamadas cervejas especiais reúnem as artesanais, as importadas e as industriais de categoria “premium”.

Para ser considerada uma microcervejaria, a empresa deve produzir até 200 mil litros por mês, segundo a definição da Escola Superior de Cerveja e Malte. Em geral, os produtores de cervejas artesanais não alcançam esse número, mas o ritmo de crescimento do setor vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.

As cervejas especiais representavam 8% do mercado nacional da bebida em 2012 e encerraram 2014 com uma participação de 11%, segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, que aponta a existência de 300 microcervejarias no país. A projeção é de que essa cota suba para 20% em 2020.

O principal responsável pelo aumento do consumo é a difusão entre os consumidores. O diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte, Carlo Enrique Bressiane, explica que as pessoas estão entendendo a diferença entre as cervejas de massa e as artesanais.

“As artesanais são mais encorpadas, com mais cheiro e sabor, e oferecem uma experiência diferente, enquanto que as de massa são feitas para refrescar”, explica o diretor.

A qualidade das duas é algo muito debatido entre os apreciadores. O chefe de operações da Cervejaria Urbana, André Leme Cancegliero, defende que as cervejas especiais oferecem mais prazer e informação para os consumidores.

“Quando você conhece um pouco da cerveja artesanal, é difícil voltar para as tradicionais”, afirma.

No entanto, o filão das cervejas artesanais sofre com a falta de escala para competir com as cervejas de massa, ao passo que a carga tributária das duas é a mesma: ao redor de 56%. Além do volume menor, as bebidas especiais costumam trabalhar com matérias-primas mais caras, muitas vezes importadas, o que faz com que o preço final seja mais de cinco vezes o cobrado pelas tradicionais.

Para reduzir essa diferença, os produtores iniciaram um movimento por uma tributação diferenciada para o segmento. Esse movimento conseguiu que as microcervejarias fossem enquadradas no Simples Nacional, regime para micro e pequenas empresas que exclui a produção de bebidas alcóolicas. Veja aqui o que muda para as microcervejarias essa tributação.

As características das regiões brasileiras em relação a esse mercado são:

  • Sul e Sudeste: concentram o maior número de microcervejarias.
  • Centro-oeste: está ganhando destaque e já conta com um processo de expansão significativo.
  • Norte e Nordeste: menos significativas, porém, com grande possibilidade de expansão, apesar de o crescimento se dar de forma mais lenta.

Fontes /SEBRAE / CraftBeer.com

Nélio Castro

Meu nome é Nélio Castro, sou um entusiasta e estudioso de cervejas.
No final de 2015 iniciei o canal Bebendo com Amigos no Youtube com análise e degustação de cervejas artesanais nacionais e importadas, com a intenção de estudar cada vez mais sobre cerveja e compartilhar na internet esse conhecimento. Clique na minha foto ou nome de perfil para conhecer o canal no YouTube!

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