fbpx

Espelho d’água: Cervejarias se unem para ajudar cooperativa na Bahia

Espelho d’água: Cervejarias se unem para ajudar cooperativa na Bahia
Voiced by Amazon Polly

Dez cervejarias se uniram para fazer uma boa ação durante a quarentena provocada pela COVID19. Dádiva, Japas, Mafiosa, Augustinus, Quatro Graus , Treze, Cathedral, Orchid, Mindubier e 4Islands (Holanda) lançaram a colab Espelho D’Água, uma American Pale Ale criada para ajudar a Cooperativa Repescar, formada por pescadoras (es) e catadoras (es) de marisco, que foi bastante afetada pelo fechamento de bares e restaurantes.

Espelho d’água: Cervejarias se unem para ajudar cooperativa na Bahia

Colab Espelho D’Água

A Cooperativa Repescar foi fundada em 2005 no município de Vera Cruz, que fica na borda leste da ilha de Itaparica, distante cerca de 5 km de Salvador. Sua principal fonte de renda vem do fornecimento de peixes e mariscos para estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes; com a suspensão de diversas atividades nestes locais, a atividade da cooperativa foi profundamente afetada. Para amenizar esta situação, um percentual do que for arrecadado com a venda da Espelho D’Água será repassado para a cooperativa. “Ficamos muito felizes com o apoio dado por essas cervejarias. A gente vai reverter este valor em cestas básicas, que serão doadas para cerca de 400 famílias assistidas pela Repescar”, disse o assessor técnico de gestão da cooperativa, José Carlos Bezerra, o Zeca.

Pessoal da Cooperativa Repescar durante mais um dia de trabalho em Vera Cruz. Fonte: arquivo pessoal José Carlos Bezerra (Zeca).

Apoiar causas sociais não é algo novo no meio cervejeiro. Durante esta pandemia, o Blog Lupulado destacou o trabalho feito pela cervejaria Mitono Rio de Janeiro. No ano passado, a loja Vitrine da Cerveja, em Salvador, promoveu o evento Chopp Solidário como forma de arrecadar donativos para o Asilo São Lázaro; naquela época, o cervejeiro da MinduBier, Gustavo Martins, destacou o potencial do meio cervejeiro para ajudar nas causas sociais, o que ficou comprovado novamente agora com a Espelho D’ Água . “Desde o início da pandemia estamos tentando viabilizar um projeto para ajudar o meio. Aí encontramos na Dádiva o apoio necessário. Juntaram todas as cervejarias da Distribuidora e bolamos esse rótulo. A escolha em ajudar a Cooperativa Repescar também nos deixou muito felizes, pois foi sugestão da Mindu, após conversa com (chef) Fabrício Lemos, do (Restaurante) Origem. A sugestão da Mindu foi aceita por todas as cervejarias e o rótulo foi pensado justamente para dar apoio à cooperativa”, disse Gustavo.

Alta qualidade: Parte do pescado fornecido pela Cooperativa Repescar. Fonte: José Carlos Bezerra (Zeca).

A Espelho D’Água é uma cerveja leve (5,2% ABV) e bastante aromática, com notas cítricas e de frutas tropicais. Boa formação de espuma, visual límpido e cor dourada. Corpo médio, amargor acentuado (50 IBU) e bem equilibrado com o aroma, como notas de menta no retrogosto. “Ela harmoniza com todos os mariscos, especialmente aratu, ostra e siri caem muito bem com esta cerveja”, recomendou Zeca. Em Salvador, a Espelho D’Água pode ser encontrada em latas e em chopp, nas lojas Cerveja Salvador, Vitrine da Cerveja, Casa Olec, além do canal de vendas da MinduBier.

A cooperativa Repescar está atendendo diretamente clientes através de seu perfil no Instagram; os pedidos também podem ser feitos pelo Goomer. Além das cervejarias, a Repescar está recebendo apoio de outros parceiros, como a ONG Humana Brasil, e também doações, que podem ser feitas através da conta:  Cooperativa de Pescadores e Marisqueiros de Vera CruzBanco do Brasil, Agência 3.921-7, Conta: 21.117-6, CNPJ:07.738.722/0001-97

Cooperada em ação na Ilha de Itaparica – BA. Fonte: Arquivo pessoal José Carlos Bezerra (Zeca).

Cooperadas exibindo resultado do trabalho. Fonte: Arquivo pessoal José Carlos Bezerra (Zeca).

Confira aqui o vídeo de degustação feito por Nélio Castro do Canal Bebendo Com Amigos no instagram:

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Lupulado

Luiz Adolfo Andrade

Jornalista e pesquisador, estudioso de cerveja artesanal e cultura digital. Apreciador de IPAs e games, edita o Blog Lupulado deste 2018.

Ver todos os posts