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Há um ano no Brasil, Brooklyn mira “novos rótulos” para driblar crise econômica

Há um ano no Brasil, Brooklyn mira “novos rótulos” para driblar crise econômica

Com mais de três décadas de história, a Brooklyn Brewery, uma das mais renomadas e conhecidas cervejas do mundo, está prestes a completar um ano de sua expansão para o Brasil, em um período de turbulências e conquistas. Em uma joint venture com a curitibana Maniacs, a marca norte-americana desembarcou no país em um momento de crise econômica e política, mas tem conseguido prosperar, a ponto de planejar a expansão dos rótulos produzidos por aqui.

Segundo revela Marina Daur, gerente da marca no Brasil, Brooklyn deve fabricar mais dois rótulos no país. Sorachi é uma das opções
Segundo revela Marina Daur, gerente da marca no Brasil, Brooklyn deve fabricar mais dois rótulos no país. Sorachi é uma das opções

Atualmente, a Brooklyn produz dois rótulos no Brasil, a Lager e a East India Pale Ale, importando todos os outros. Mas com a previsão de ampliação da presença da marca no território nacional, a ideia é de em breve passar a produzir um terceiro ou até mesmo quarto rótulo por aqui. E Marina Daur, gerente da marca no Brasil, revela quais são as opções avaliadas.

“Com o crescimento da marca no Brasil (queremos triplicar o volume nos próximos meses) a ideia é escolher um ou dois desses skus para produção aqui. Temos um carinho especial pela Sorachi, que é a menina dos olhos do Garrett (Oliver, mestre cervejeiro da Brooklyn) e é uma cerveja feita com o lúpulo japonês, mas considerando que IPA é praticamente sinônimo da categoria de artesanais, há grandes chances de produzirmos a Defender por aqui, que é uma IPA mais leve, com 5,5% de teor alcoólico, muito saborosa e é a cerveja oficial do Comic Con de NY”, afirma.

A chegada inicial da Brooklyn ao Brasil se deu inicialmente em 2011, mas apenas com a importação da bebida, surgida em Nova York, distribuída pela Carlsberg na Europa e que em 2016 teve 24,5% das suas ações adquiridas pelo grupo Kirin.

E diante do cenário de crescimento do mercado de artesanais brasileiro, a marca norte-americana decidiu pela expansão, com a realização da produção local a partir da parceria com a Maniacs, mas que tem seguido os padrões estabelecidos na sua origem, em Nova York.

“Para que a produção aqui fosse possível, além do investimento em uma planta fabril, nossa equipe foi até os Estados Unidos receber um rígido treinamento, Garrett Oliver, o mestre cervejeiro da Brooklyn e ícone no mercado, visitou as instalações por aqui, homologamos os mesmos fornecedores de NY e mandamos todos os lotes para testes sensoriais e laboratoriais antes de colocar o produto à venda”, explicou Marina.

O processo e conquista do mercado no Brasil começou a se intensificar em 2019, especialmente a partir da realização e participação em eventos. ” De janeiro pra cá, aos poucos, a marca vem ganhando mais força nos principais clientes através de ações como a Brooklyn Burger Week que realizamos em maio, em mais de 30 hamburguerias. Também estivemos presentes no Festival de Pinheiros, no Mondial de La Biere e Curitiba Blues Festival”, diz.

Mas os desafios e problemas no processo também apareceram. E o maior deles nesse primeiro ano foi a crise econômica, pois acarretou diretamente na diminuição no poder de compra dos consumidores, restringindo o acesso aos seus rótulos, até por decisão de alguns empreendimentos, que tem preferido ofertar apenas cervejas mais baratas.

“O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo, mas é também um país que está passando por uma crise político-econômica, que refletem no consumo de modo geral. Dentro das artesanais, que já são naturalmente mais caras que os rótulos mainstream, a Brooklyn também se enquadra em um perfil de cervejas premium. Com a nacionalização, o produto ficou sim mais barato, mas ainda pode ser um desembolso alto para o consumidor brasileiro”, admite Marina, também apontando a variação cambial como outro eventual entrave.

Isso pode dificultar os planos de expansão de distribuição da cerveja. Mas, para driblá-lo, a Brooklyn tem apostado na boa recepção aos seus rótulos, apontando o crescimento do conhecimento dos seus produtos. “A marca é muito querida aqui e no mundo todo! Quem já conhece, adora e quem não conhece, quando tem o primeiro contato, logo se encanta pelo produto, pela história e isso tudo é muito positivo”, comenta Marina.

Maniacs
Para compreender mais rapidamente as especificidades do mercado brasileiro, nada melhor do  que contar com um apoio local. E foi o que se deu com a Brooklyn a partir da joint venture com a Maniacs, que lhe ajudado tem com o conhecimento, como aponta Marco Koch, gerente da marca da cervejaria curitibana.

“A experiência da Maniacs e de todo o nosso time nas especificidades comerciais do mercado brasileiro é fundamental para o crescimento das duas marcas aqui no Brasil. O mercado brasileiro e o americano estão em momentos de maturação distintos, ter a Maniacs para desbravar o país ajuda a Brooklyn a crescer mais forte por aqui”, diz.

A Maniacs, evidentemente, também se beneficia nessa parceria com a Brooklyn, seja pelo chamariz provocado pela parceria com uma marca tão renomada, mas também pelo padrão de produção e práticas dessa cervejaria.

“Do ponto de vista comercial, ter a Brooklyn ao nosso lado é uma honra e ajuda a abrir portas por todo o Brasil. Há também alguns processos de produção e boas práticas que são padrão na Brooklyn e que nossos cervejeiros também implementaram nas cervejas feitas pela Maniacs”, comenta Koch, que também enxerga similaridades entre as marcas.

“Colocar no mercado cervejas que sejam especiais para o Beer Geek e que ao mesmo tempo encantem o consumidor iniciante é algo que ambas as marcas estão comprometidas”, conclui.

Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Guia da Cerveja

Nélio Castro

Meu nome é Nélio Castro, sou um entusiasta e estudioso de cervejas.
No final de 2015 iniciei o canal Bebendo com Amigos no Youtube com análise e degustação de cervejas artesanais nacionais e importadas, com a intenção de estudar cada vez mais sobre cerveja e compartilhar na internet esse conhecimento. Clique na minha foto ou nome de perfil para conhecer o canal no YouTube!

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