fbpx

Inaugurado no final de abril, o Peritus Bar é mais uma boa novidade no mercado cervejeiro de Salvador em 2019. Localizado na Rua das Dálias, 540, no bairro da Pituba, o bar oferece nada menos que 14 torneiras de chopp artesanal, um ambiente muito bem decorado e uma atenção especial ao cardápio, que pretende misturar as culinárias baiana e mineira.

A ideia surgiu na cabeça do engenheiro mineiro Leo Prates, que mora na Bahia há quatro anos. Casado com um baiana e fã da culinária da sua terra natal e daquela que ele escolheu para trabalhar e morar, Prates quis materializar a mistura em pratos clássicos dos dois estados. E a pessoa escolhida para formular tudo foi a chef baiana Nívea Rigaud, que participou do programa Master Chef em 2015.

Pastel de angu com queijo Canastra do Peritus, receita familiar e mineiríssima (Divulgação)

Cardápio

“Dei algumas sugestões como o pastel de angu, que é uma receita da minha mãe, mas todo o restante veio da cabeça dela”, conta o empresário. Seguindo o breafing, a chef que hoje mora em São Paulo preparou um cardápio que passeia muito bem pelas duas tradições, oferecendo dadinhos de tapioca, bolinhos de feijoada e de moqueca (isso mesmo), cortes de carne e farofa de linguiça, pasteis (incluindo o de queijo Canastra), escondidinhos e os tradicionais pães de queijo. De entrada, toda mesa ganha uma pipoquinha com o tradicional torresmo.

E como o objetivo é se tornar também um tradicional bar cervejeiro na cidade, o Peritus oferece diariamente 14 opções de cerveja dos mais diferentes estilos. A carta é toda pensada por Leo Prates, também formado como sommelier de cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB). “A descrição das cervejas é feita para o público leigo entender bem cada estilo, e pelo menos a metade das torneiras da casa é voltada para quem está começando a beber artesanais”, explica.

Quatorze torneiras de chopp artesanal fazem a diversão dos cervejeiros e cervejeiras que vão ao Peritus, na Pituba (Francisco Ribeiro/Cerveja Na Bahia)

Brejas locais

O cliente sempre vai encontrar cervejas baianas e mineiras nas torneiras do Peritus, além de brejas premiadas de outros estados do País. O nome do bar, como explica o idealizador, se refere ao objetivo de fazer com que cada cliente se torne um “perito do próprio paladar”. E a variedade de estilos e sabores de cerveja contribui bastante para esse aprendizado.

O Peritus tem capacidade para 106 pessoas. São 14 torneiras de chopp artesanal, mais 14 opções no cardápio e três tipos de sobremesa, além de alguns drinks. A casa abre de terça à quinta, de 18h à meia noite; às sextas-feiras, de 18h à 1h; aos sábados, de 16h à 1h e aos domingos, de 15h às 22h.

Para os fãs do futebol ao vivo, o Peritus sempre tem uma programação de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro e de outros torneios nacionais e internacionais. Para fazer sua reserva, basta ligar para o telefone 71 99964-3616.

Localização

O post Peritus mistura cervejas e culinária de Minas Gerais e da Bahia apareceu primeiro em Cerveja na Bahia.



Conteúdo rastreado pelo Radar Bebendo com Amigos. Originalmente postado por /Cerveja na Bahia

Nélio Castro

Meu nome é Nélio Castro, sou um entusiasta e estudioso de cervejas.
No final de 2015 iniciei o canal Bebendo com Amigos no Youtube com análise e degustação de cervejas artesanais nacionais e importadas, com a intenção de estudar cada vez mais sobre cerveja e compartilhar na internet esse conhecimento. Clique na minha foto ou nome de perfil para conhecer o canal no YouTube!

Você também pode me encontrar no APP Untappd

Ver todos os posts